Obra 682 - Execução de Fundação em Estaca Raiz - Construtora OAS - RJ

Fundações

O trabalho com Fundações — estruturas responsáveis por transmitir as cargas das construções ao solo — está no nosso DNA. Na execução de um serviço fundação, realizamos avaliação minuciosa dos terrenos para definir os equipamentos utilizados. A SEEL executa as versáteis estacas perfuradas e injetadas sob pressão, em qualquer tipo de terreno, inclusive com intercalações de solo e rocha, tais como locais sensíveis e de difícil acesso, imediações de uma estrutura histórica antiga, no interior de um prédio ou embaixo de um viaduto.

Novidade em nossas obras tem sido o trabalho com Estacas Secantes, com até 500 mm de diâmetro, a mais recente tecnologia utilizada para formar paredes de contenção em cavas de fundação. Ensaios de carregamento estático em estacas para comprovação da capacidade de carga também fazem parte do nosso rol de atividades.

Especialidade da SEEL em termos de fundação. Com perfuração realizada por rotação ou roto-percussão, utilizando, água, lama ou ar comprimido como fluido, atravessam terrenos de qualquer natureza, inclusive rochas, alvenarias e concreto armado, solidarizando-se às estruturas atravessadas. A moldagem do seu fuste no interior do terreno, com injeção sob pressão de argamassa, garante a sua alta resistência por atrito. Estas estacas podem também ser executadas em forma de cavaletes, com a finalidade de conter e/ou reforçar taludes de rodovias e ferrovias.

Uma das novidades recentes entre os serviços executados pela SEEL, por meio da moderna máquina EK180ES equipada com computador de bordo, as estacas perfuradas a seco se interceptam formando uma parede contínua e impermeável, adequada para servir de contenção de cavas necessárias à execução de estruturas enterradas, como garagens e subsolos de prédios, estações de metrô, entre outras. Trata-se de um tipo de intervenção bastante solicitada atualmente e oferece aos clientes soluções mais convencionais, ecológicas, ágeis e econômicas.

Sempre pronta a apresentar soluções mais adequadas à recuperação de prédios, viadutos, pontes e outras estruturas que sofrem patologias, sejam pela ação do tempo ou deficiência em suas fundações, a SEEL também está capacitada a atender situações de acréscimo de carga, visando mitigar recalques e reposicionamento da estrutura no seu nível de origem.

O ensaio para aferição do comportamento de fundações em estacas é obrigatório pela NBR-6122/2010. A SEEL está devidamente equipada para execução de provas de carga com carregamento estático,cumprindo sempre todos os bons requisitos da engenharia recomendados pelas normas brasileiras. A reação necessária é geralmente obtida por intermédio de tirantes, dimensionados especificamente em cada caso, o que possibilita não depender de estruturas de reação de grandes pesos e dimensões, permitindo ensaios sobre lâmina d’água em obras marítimas e fluviais.

Fale Conosco