Obra 669 - Serviços Estruturais na encosta da Pedreira de São Vicente - Supermercado Carrefour de Santos - SP

Trabalhos em Altura

Uma das empresas de Engenharia pioneiras no Brasil na execução de trabalhos em altura com emprego de metodologia de “Acesso por Cordas”, a SEEL, desde sua origem, apresenta excelentes resultados neste tipo de atividade. Contando com equipes especializadas de alpinistas submetidos a constantes treinamentos, executa serviços especializados de geotecnia/geologia em encostas, tais como instalação de telas e barreiras dinâmicas contra quedas de blocos, contrafortes atirantados, tirantes isolados e limpeza/desmonte controlado. Para transporte de materiais aos locais de aplicação são utilizadas desde abertura de trilhas e passarelas chumbadas na rocha a elevadores de cremalheiras, teleféricos e helicópteros.

Soluções normalmente adotadas para fixação de blocos de rocha isolados que apresentam risco de queda. Nestes casos dispomos de equipes de competentes marteleteiros-alpinistas, atuando com perfuratrizes manuais. Em situações onde são requeridos tirantes de maior comprimento, utilizamos perfuratrizes desmontáveis e apropriadas para deslocamento em encostas.

A SEEL realiza estas estruturas para estabilizar grandes blocos ou lascas de rocha em encostas, associados ou não a tirantes isolados. Esta é mais uma forma alternativa de contenção de encostas, acionada sempre que o risco de deslizamento encontra-se em pontos localizados e distantes entre si, gerando economia no tratamento geral.

Metodologia bastante utilizada nas obras de encosta. Consiste em lançar o concreto sob ar comprimido, injetado por mangueiras de alta pressão, tanto em seu estado úmido já premisturado, ou seco, recebendo água apenas na saída do bico de injeção. Por meio desta técnica, a SEEL já realizou obras a cerca de 100m de altura.

A SEEL iniciou atividades de tratamento de taludes rochosos com adoção da metodologia de instalação de telas de alta resistência em 1996, na estrada BR-040 Rio-Juiz de Fora. A partir daquele momento vem aprimorando esta técnica, passando por certificações de qualidade ISO, auditada pelo Bureau Veritas, além de recomendadas pelos principais fornecedores de telas. Estas telas são fixadas no interior do terreno por meio de grampos/chumbadores e, em casos de estabilização de taludes de solos, associadas a metodologias de bioengenharia para revegetação dos mesmos.

Somos a primeira empresa a instalar no Brasil uma barreira dinâmica contra quedas de blocos e lascas de rochas, em 2010, em empreendimento residencial localizado em Santos (SP). Trata-se de uma estrutura em malha com sistema de absorção de energia e postes metálicos ancorados no terreno, previamente dimensionada para absorver o impacto de blocos de rocha passíveis de desprendimento de encostas. Permitem ainda a contenção de fluxos de detritos (materiais constituídos por solos e blocos de rochas), impedindo que tais materiais interrompam (e afetem) o fluxo rodovias e ferrovias.

Fale Conosco