Texto: Alexandre Peconick
Fotos: Hugo Cunha
Os gigantescos engarrafamentos na Autopista Litoral Sul (BR-101), na altura das pontes sobre os rios Maruim e Passa Vinte, em São José e Palhoça, grande Florianópolis (SC), podem ser considerados imagens de um passado recente. Após um ano de obras, entre abril de 2021 e final de março deste ano uma equipe de 80 colaboradores da SEEL, coordenada pelo engenheiro civil Hugo Cunha, concluiu o extenso trabalho de reforço estrutural e alargamento das duas pontes citadas; dos 9,70 metros originais para 12,5 metros, ganhando uma terceira faixa para o fluxo de veículos, melhorado em 33% o fluxo de veículos.
“O grande desafio foi o de entregar as pistas para o cliente Autopista Litoral Sul antes do natal, ainda no início do mês de dezembro do ano passado, o que conseguimos com êxito”, informa o engenheiro Hugo.
Obra finalizada e entregue ao cliente
Restou para a fase final da Obra 836 da SEEL, entre dezembro do ano passado e março deste ano, a proteção das margens dos rios Maruim e Passa Vinte com a finalidade de evitar possíveis erosões. Foram construídos e instalados ao todo 2300 m³ de muro de gabião e enrocamento (preenchimento por pedras).
Para a solução de reforço estrutural foi utilizado o concreto armado com traços de alto desempenho, resultado de um estudo realizado entre a equipe da SEEL e a empresa concreteira contratada. Para o alargamento foi utilizada a solução de estaca raiz, com extensão de balanço e fôrma com escoramento suspenso; sendo 48 estacas raiz executadas na Ponte sobre o Rio Maruim (com 115 m de extensão) e 36 estacas raiz executadas na Ponte sobre o Rio Passa Vinte (esta com 40 m de extensão).
além do acabamento impecável das pontes, foram 2300 m3 de muro da gabião instalados
Administrada pelo Grupo Arteris, a Autopista Litoral Sul teve naquele trecho da Obra 836 da SEEL em muito melhorados seu fluxo de trânsito e estabilidade. As pontes sobre os Rios Maruim e Passa Vintes fazem parte de uma região econômica de relevo para Santa Catarina. Segundo informação do coordenador da obra, o engenheiro Hugo Cunha, o cliente desta obra reconheceu a excelente qualidade do produto final entregue.