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O valor de fazer certo na primeira vez

Por Alexandre Peconick

A SEEL Engenharia nasceu, quase 30 anos atrás, já trazendo na sua cultura o lema “FAZER CERTO NA PRIMEIRA VEZ”, fruto do firme propósito de seus sócios fundadores Paulo Henrique (PH) Dias e Fernando França e da vasta experiência que traziam de trajetórias anteriores bem sucedidas. Ao longo desse período, levamos aos mais diferentes clientes, na execução de quase 900 obras, nossa essência de busca pela excelência, sempre zelando pelo acerto imediato.

Pilares SEEL para fomento da cultura “Fazer Certo na Primeira Vez”

A busca por excelência é um exercício diário, com estratégia e processos bem definidos, onde cada parte, área e pessoa, contribui efetivamente na entrega da melhor engenharia para nossos clientes. O foco da SEEL Engenharia é no cliente!

Nesse sentido, nossa empresa adota algumas atividades chave, ou “pilares”, para fomentar e manter uma cultura de se fazer certo na primeira vez.

  1. Planejamento

Segundo PH Dias, o primeiro pilar para se “Fazer Certo na Primeira Vez” na SEEL, antes de qualquer coisa, é a realização de um planejamento detalhado, com atenção e cuidado em cada etapa de uma obra e com a devida reflexão antes de cada ação. PH Dias ainda destaca: “não se pode agir com improviso; em engenharia tudo deve ser escrito, registrado, desenhado, é a essência da profissão”. Nossa empresa tem tradição e foco na atração, manutenção e desenvolvimento dos melhores profissionais, permitindo-lhes autonomia para tomar decisões, alinhadas entre as lideranças e muito bem amadurecidas, minimizando os riscos da operação.

  1. Prevenção de “gargalos”

Um segundo pilar para o fomento do conceito é trabalhar na prevenção de certos riscos, os chamados “gargalos”, que podem acontecer em uma obra ou empreendimento. Se em uma obra da SEEL acontecem, por exemplo, três ou quatro hipóteses de risco, deve-se estabelecer ações corretivas previstas já na fase de planejamento para serem executadas em cada uma dessas possibilidades de risco. A empresa implementa a prática do planejamento desenhando um mapa de possíveis ações e/ou mitigações que podem partir de referências e experiências pregressas de inúmeras obras semelhantes já realizadas por nós. 

  1. Experiência pregressa

Este próximo pilar é destacado por um de nossos engenheiros, coordenador de obras, Paulo Roberto Gama, que possui 55 anos de experiência em engenharia, sendo quase 22 deles pela SEEL, sempre focado na sua evolução contínua. Paulo Roberto entende que, além de um projeto de qualidade na mão, é necessário ter conhecimento prévio bastante apurado sobre o serviço a ser executado, aliado à capacidade do líder da obra em saber transmitir conhecimentos ao chamado segundo estágio da liderança: mestres e encarregados de obra. Estes, por sua vez, serão os responsáveis por engajar todo o corpo de colaboradores daquela frente de obra. Paulo Roberto destaca ainda a importância de se escolher um mestre de obras que possua perfil de atuação em parceria ou em equipe, que ajude ao coordenador da condução da obra.

Ainda no conceito de transmissão de conhecimento indicado acima, Marcio Braga, outro engenheiro coordenador de obras da SEEL, referência de evolução dentro da empresa, tendo começado como servente, acredita que a boa transmissão de conhecimento ocorre quando cada colaborador consegue entender o motivo exato pelo qual está executando cada ação e isto dependerá muito da forma de comunicação do coordenador de obra e do engenheiro residentes com o mestre de obras. “É preciso conhecer sua equipe, ter paciência na arte de ensinar e ter o real desejo de transmitir o conhecimento, pois cada membro da equipe na obra tem seu papel decisivo na cultura de se “Fazer Certo na Primeira Vez”.

  1. Cultura de mente aberta para ideias e proposições externas

Em complemento ao terceiro pilar indicado acima, o líder da obra aponta outro pilar: é preciso ter modéstia e responsabilidade em reconhecer que uma ideia de fora da obra pode contribuir para fazer a diferença. O engenheiro Paulo Roberto, citado anteriormente, detalha: “troque ideias antes de começar a obra; afinal, por mais experiente engenheiro que você seja, não é o dono da verdade. Pode haver algum novo detalhe que alguém lá de fora da obra conheça até mais do que você e isto vir a ser o diferencial”.

Na SEEL Engenharia, experiência, comunicação e humildade asseguram uma boa execução.

  1. Dimensionamento adequado de equipes

Na região de atuação de nossa unidade de negócio (UN) Minas Gerais também estão clientes SEEL com elevado nível de exigência em qualidade, onde o “Fazer Certo na Primeira Vez” é prioritário. Eduardo Teixeira, nosso engenheiro coordenador de obras nessa UN, que também engloba o Espírito Santo, destaca um quinto pilar para fomentar tal cultura. Além do registro dos acertos e desafios nos relatórios de obras, ele acredita que devemos saber dimensionar equipes já no planejamento. A escolha das pessoas certas para cada posição e que tenham entre si boa relação interpessoal é tão óbvio que, por vezes, pode vir a ser negligenciada. É importante investir o tempo devido na composição do time e na manutenção do mesmo.

  1. Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

Um sexto pilar passa pelo ponto fundamental que chamamos na Engenharia de “CONTROLES”. Trata-se das verificações dos procedimentos executados conforme previstos no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ – SEEL). Na SEEL, controlamos produção, qualidade e segurança, com metas diárias e avaliação semanal. Nada pode falhar sequer um dia. Tudo deve estar bem planejado dentro de nosso SGQ. Atualmente, usamos muitos procedimentos que envolvem CONTROLE e GESTÃO. Por meio de uma ferramenta dessa natureza, inclusive, os líderes da obra iniciam as atividades no canteiro já cientes acerca do potencial de produção de cada equipamento e membro de sua equipe.

Impactos nos clientes

Nosso lema “Fazer Certo na Primeira Vez” tem sido decisivo. Em nossa UN Minas Gerais, por exemplo, tem nos ajudado a consolidar a relação com clientes como a MRS Logística, com o qual estamos chegando a quatro anos de serviços prestados com excelência. Nossa equipe responsável entende que o cliente já percebeu que temos uma cultura de qualidade e de se Fazer Certo na Primeira Vez. Isto foi transmitido ao cliente ao longo da execução de várias obras até o momento, o que nos assegura uma parceria já para 2023.

Por outro lado, o fato de não se fazer certo na primeira vez acarreta muitos prejuízos à empresa de engenharia executora que vão além daqueles de ordem financeira. O erro no primeiro passo da obra interfere não somente no custo, mas também no prazo, no não atendimento do contrato firmado e, possivelmente no principal prejuízo, a quebra da confiança entre fornecedor do serviço e cliente. Quando a nos comprometemos a executar uma obra em um prazo determinado, nos empenhamos arduamente para cumprir este prazo, bem como todas as variáveis envolvidas, sobretudo a da qualidade. Ou seja, Fazer Certo na Primeira Vez é também um compromisso entre o nível de expectativa do cliente e da SEEL Engenharia.

Impactos no time de campeões da SEEL

Engajar o colaborador na cultura do “Fazer Certo na Primeira Vez” é possível, segundo PH Dias, quando o líder dá o exemplo.

Em complemento aos seis pilares citados acima para o fomento da cultura do “Fazer Certo na Primeira Vez”, na SEEL Engenharia executamos treinamentos durante o cronograma das obras e fomentamos ações que proporcionam às equipes a liberdade para sanar dúvidas, para fornecer ideias e trocar experiências, com o objetivo de construir um ambiente proativo para o desenvolvimento da melhor solução de engenharia para nossos clientes.

Sobre Nós

Somos uma empresa de engenharia para Infraestrutura e Geotecnia, com quase 30 anos de experiência e 900 obras executadas, com competência em Obras Rodoviárias e Ferroviárias, Obras Portuárias e Marítimas, Obras Subterrâneas e Mineração, Obras de Energia (incluindo Óleo e Gás) e Obras de Saneamento. E nosso propósito é apoiar nossos clientes no desenvolvimento e implantação de soluções de engenharia, bem como garantir a segurança dos cidadãos, a mobilidade urbana e a perenidade de ativos de infraestrutura privados e públicos, de forma inovadora, sustentável e segura.

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