Por Alexandre Peconick
A exploração dos recursos minerais pode implicar em alterações do meio socioambiental do território minerador, seja de forma positiva ou negativa. As alterações e impactos adversos nos recursos ambientais e sociais do território devem ser alvo de controle direto, do empreendedor, e indireto, dos órgãos ambientais e das partes interessadas. O cumprimento da legislação e dos processos de licenciamento ambientais são passos fundamentais para o controle e a minimização de impactos.
Empresas prestadoras de serviços em Engenharia têm hoje um papel muito estratégico nesse cenário. Novas tecnologias, novas formas de lavrar e novos modelos de (recuperação ambiental da área minerada) entregar essas áreas de mineração depois da extração é um dos pontos mais sensíveis do setor e um dos temas onde a Engenharia pode contribuir.
Prevenção de desastres ambientais
Ainda recentes em nossas memórias, os trágicos acidentes ambientais de Brumadinho e Mariana colocaram holofote sobre a necessidade de adequação das empresas mineradoras no quesito segurança, seja durante operação, no descomissionamento ou na recuperação das áreas de extração.
Há nas proximidades de áreas mineradoras um número considerável de rios degradados ou em via de degradação por erosão. As intervenções com processos de Engenharia levam, nesse caso, soluções eficazes e aplicáveis muitas vezes em curtos espaços de tempo; como os tratamentos dos leitos dos rios, revegetações com biomantas, solo grampeados e enrocamentos.
Na etapa de Operação das Minas, para execução de contenções e terraplenagem, estabilização de taludes e maciços são necessárias para garantir o escoamento de recursos através das ferrovias que cruzam o Brasil inteiro.
Referência em Infra e Geotecnia para mineração
O setor da mineração vive um momento em que é necessário priorizar o desenvolvimento e difusão de novas tecnologias e processos empenhando-se na recuperação dos minérios de interesse, no reaproveitamento de resíduos e em destinações alternativas de uso desses resíduos.
Também no monitoramento e controle de barragens e riscos ambientais, propondo planos de segurança e de contingência, análises de risco de acidentes e monitoramento sistemático dessas barragens. Nesse contexto a SEEL Engenharia – além de possuir em seu quadro grande profissionais da Engenharia, está lado a lado no mercado com os melhores parceiros para oferecer às empresas mineradoras as melhores soluções.
Sobre Nós
Somos uma empresa de engenharia para Infraestrutura e Geotecnia, com quase 30 anos de experiência e 900 obras executadas, com competência em Obras Rodoviárias e Ferroviárias, Obras Portuárias e Marítimas, Obras Subterrâneas e Mineração, Obras de Energia (incluindo Óleo e Gás) e Obras de Saneamento. E nosso propósito é apoiar nossos clientes no desenvolvimento e implantação de soluções de engenharia, bem como garantir a segurança dos cidadãos, a mobilidade urbana e a perenidade de ativos de infraestrutura privados e públicos, de forma inovadora, sustentável e segura.
Para saber mais sobre os nossos serviços, clique aqui.