Existem no Brasil basicamente dois tipos de túneis: os que aproveitam a geografia da rocha, abertos com cortes; e os projetados em solo, com estruturas armadas. Nos túneis escavados em rochas é comum, com o passar do tempo, encontrarmos desplacamentos de rochas, situações que demandam intervenções para estabilização destes maciços, pois o risco eminente de quedas de blocos de rochas pode comprometer a sua estrutura e funcionalidade. Em túneis projetados em solo, com o passar do tempo, é comum encontrarmos fissuras no concreto com percolação de água; o que também requer reparos.
O transporte de carga em vias ferroviárias que atravessam túneis é uma atividade muito importante para a economia de um País continental e que depende de suas exportações. Boa parte desses túneis tem quatro ou cinco décadas de construção e demandam reparos.
Em estados como o de Minas Gerais, é comum a ocorrência de trechos afetados por condições críticas: erosões, deslizamentos, infiltrações, quedas de blocos, etc.
Em recente projeto concluído no estado mineiro, tivemos o desafio de garantir a segurança estrutural de um desses túneis escavados em rocha através de uma obra de estabilização estrutural que contemplou a instalação de chumbadores, drenos profundos, telas metálicas e concreto projetado. Tudo isso com apoio de veículos e equipamentos adaptados para movimentação em ferrovia (equipamentos rodoferroviários).
Dentre os passos importantes para garantir a segurança dos colaboradores nesse tipo de serviço, estão o mapeamento da área a ser trabalhada, com instalação de redes de iluminação e caminhos seguros para identificar rochas soltas e/ou fissuradas que apresentam risco à equipe de trabalho, bem como a manutenção de uma comunicação efetiva com o Centro de Controle da concessionária da ferrovia, de forma a manter as equipes sempre afastadas da linha durante a passagem dos trens.
Outra grande preocupação de nossa equipe foi manter a integridade do lastro ferroviário durante a execução dos serviços, principalmente na proteção deste durante a projeção do concreto, já que a reflexão do concreto pode contaminar o lastro ferroviário, gerando problemas ambientais e de funcionalidade da via.
Outro ponto que vale ser ressaltado é o fato do intervalo de passagem das linhas de trem serem curtíssimos, o que limitou o tempo de atuação da Equipe SEEL e exigiu um planejamento impecável, sempre com foco na melhor produtividade, já que a circulação dos trens não poderia parar.
Como resultado, executamos o projeto com índice “Acidente Zero” e nota máxima em segurança.
Seja qual for o tipo de obra demandada em um túnel, a SEEL Engenharia tem grande expertise para oferecer ao mercado da indústria ferroviária.
Sobre Nós
Somos uma empresa de engenharia para Infraestrutura e Geotecnia, com quase 30 anos de experiência e 900 obras executadas, com competência em Obras Rodoviárias e Ferroviárias, Obras Portuárias e Marítimas, Obras Subterrâneas e Mineração, Obras de Energia (incluindo Óleo e Gás) e Obras de Saneamento. E nosso propósito é apoiar nossos clientes no desenvolvimento e implantação de soluções de engenharia, bem como garantir a segurança dos cidadãos, a mobilidade urbana e a perenidade de ativos de infraestrutura privados e públicos, de forma inovadora, sustentável e segura.
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