Acidente zero em obras ferroviárias em Minas Gerais
Ferrovias

Em um ano e meio de execução do contrato-guarda-chuva, que compreende diversas frentes de trabalho simultâneas e mapeadas pela equipe técnica do cliente, A SEEL Engenharia concluiu obras em 11 locais. Desde março do ano passado até setembro deste ano, foram cerca de 5 mil m² em soluções de contenções e apoio à infraestrutura ferroviária, em um projeto que ao todo alcança aproximadamente 20 mil m² de área.

As obras, realizadas nas linhas Ramal Paraopeba, Linha do Centro e Ferrovia do Aço, atendem ao transporte de minério, essencial para a exportação brasileira, especialmente em municípios da Zona da Mata de Minas Gerais, como Miguel Burnier, Jeceaba, Entre Rios de Minas e Alfredo Vasconcelos.

As soluções aplicadas visam proteger taludes e encostas que, em períodos de chuva, poderiam comprometer o funcionamento das ferrovias. Um exemplo é a frente entregue em Jeceaba, que incluiu a construção de uma cortina atirantada de 57,7 m², com 38 tirantes passantes em estacas raiz, quatro chumbadores, terraplanagem próxima à linha férrea, 1250 m³ de aterro com enrocamento e 160 m³ de muro de gabião. A equipe enfrentou desafios logísticos significativos, especialmente pelo transporte de concreto vindo de cidades distantes. Mesmo assim, o trabalho foi concluído com rigor técnico, qualidade e no prazo previsto.

“Até hoje, nenhum acidente foi registrado, e o índice de respeito ao meio ambiente é alto. As entregas têm deixado o cliente extremamente satisfeito,” comenta o engenheiro e coordenador da obra Thiago Silva.


Segundo ele, a organização dos canteiros e o transporte de materiais para áreas remotas exigiram grande esforço da equipe, superando dificuldades de acesso e garantindo que prazos e qualidade fossem rigorosamente cumpridos.


Veja fotos do projeto:

Como a SEEL apoia o setor ferroviário

O escopo de trabalho da SEEL em apoio à infraestrutura ferroviária engloba um amplo conjunto de atividades, desde a implantação de infraestruturas ferroviárias, incluindo pátios e peras, além da execução de Obras de Arte Especiais (OAEs), como a implantação, substituição e reforço de pontes e viadutos ferroviários. Em obras geotécnicas, oferecemos serviços completos de contenção, estabilização e recuperação de taludes e encostas, essenciais para a segurança e eficiência do transporte ferroviário em regiões críticas.

Nossa estrutura robusta, nos permite realizar projetos de alta complexidade com competitividade e agilidade. Nosso compromisso com inovação e governança sólida agrega valor ao atendimento, sempre com foco em parcerias estratégicas e eficiência operacional.

Saiba mais sobre como nossas soluções em infraestrutura ferroviária podem beneficiar seu projeto: https://seel.com.br/obras-ferroviarias/