Imagem de capa institucional da SEEL Engenharia com dois homens em destaque: à direita: Eduardo Lapa, Diretor de Mercado e Governança da SEEL Engenharia, e à esquerda: Moisés Cona, Managing Director da divisão de Infraestrutura, Energia e Agronegócio do GRI Institute, em frente a uma tela exibindo uma imagem aérea em tons de vermelho e preto. À esquerda, o logotipo da SEEL com a frase “Serviços Especiais de Engenharia”. No centro, sobrepostos à foto, estão os textos: “Infraestrutura em Foco” (em destaque amarelo) e “O futuro do setor no Brasil sob a ótica do GRI Institute” (em branco). A composição usa as cores azul, amarelo e branco, com design corporativo e visual limpo.
Infraestrutura em Foco: o futuro do setor sob a ótica do GRI Institute

O desenvolvimento da infraestrutura brasileira exige mais do que investimentos: requer visão de longo prazo, segurança jurídica e diálogo entre todos os agentes do setor.
Neste episódio do Podcast Conexões SEEL, Eduardo Lapa conversa com Moisés Cona, Managing Director da divisão de Infraestrutura, Energia e Agronegócio do GRI Institute, sobre os caminhos para tornar o Brasil um ambiente mais atrativo e previsível para investidores.

O debate aborda o papel do GRI Institute como um hub global de conhecimento que conecta lideranças públicas e privadas, impulsiona o planejamento de Estado e fomenta políticas de infraestrutura baseadas em dados, governança e sustentabilidade.

Entre os temas discutidos estão:
➡️ O papel do GRI na criação de um ambiente de negócios sólido e colaborativo
➡️ O Termômetro de Minas e os avanços em governança e disciplina fiscal no Estado
➡️ Os desafios e oportunidades no saneamento após o novo marco legal
➡️ Como preparar o país para um ciclo sustentável de investimentos de longo prazo

🎧 Aperte o play e confira a conversa completa:

Ou assista aos principais pontos abordados separadamente:

Planejamento de Estado, segurança jurídica e KPIs pré-contrato

Como a definição antecipada de indicadores, governança regulatória e visão de longo prazo aumentam a confiança de investidores e destravam projetos de infraestrutura.

Assistir Agora

Saneamento: avanços, regionalização e financiamento

Resumo dos aprendizados pós-novo marco: qualidade dos projetos, capacitação das agências, e mecanismos de funding (debêntures incentivadas e alocação do FGTS) para acelerar a universalização.

Assistir Agora

Termômetro de Minas: governança, disciplina fiscal e pipeline

Principais achados do estudo do GRI: melhora da governança e do ambiente regulatório, setores com maior atratividade e o impacto para novos leilões e investimentos.

Assistir Agora