Engenharia de infraestrutura e geotecnia à serviço do setor de mineração

Por Alexandre Peconick
Fotos de Caique Furtado

Quando o tema é engenharia para apoio ao setor de mineração, foi preciso lançar mão de quase 30 anos de experiência em engenharia para infraestrutura e geotecnia aplicada aos ambientes mais adversos para sanar os desafios apresentados em uma de nossas obras, que aconteceu nas imediações da maior mina de minério de ferro e manganês a céu aberto do planeta, no Estado do Pará.

Implementamos quatro frentes de obra, com um efetivo total de 200 colaboradores mobilizados, atuando em área total de 88.280 m², às margens da Estrada de Ferro Carajás (Km 26, 77 e 85), superando desafios em condições extremas de calor, dificuldades de perfuração em rocha rígida, oscilações no preço de insumos, transporte de equipamentos em longuíssima distância, entre outros.

Ainda assim, dentro da tradição da busca pela melhor solução de engenharia para nossos clientes, a superação desses desafios e os resultados apresentados, promoveu a confiança do cliente.

Dimensões superlativas proporcionaram grandes conquistas

Os números finais dessa obra para o cliente Vale atestam a dimensão do feito daquela que se tornou uma de nossas maiores obras de solução de solo grampeado.

  • 23.778 m² de telas de alta resistência (alguns pontos com 1,5 km de extensão)
  • 66 mil m² de geomanta com hidro-semeadura
  • 150m³ de concreto projetado
  • 25.500 grampos
  • 6 km em canaletas
  • 25.500 m de perfurações
  • Além de marteletes manuais, foram usados na perfuração 15 wagon drill, escavadeiras spider com lança implementada, escavadeiras PC 350 com lança implementada e dois Wolf rock.

Vivemos para VENCER desafios!

Conforme as frentes de obras avançaram e as áreas foram sendo investigadas geotecnicamente, o escopo ampliou a medida em que a necessidade de novas intervenções nas encostas foi sendo detectada e incluída ao projeto executivo. Os projetistas entenderam por bem prolongar as intervenções para garantir a integridade da ferrovia, o que gerou necessidade de maior prazo e de materiais para conclusão da obra.

Um dos principais desafios foi a atividade de perfuração, tida como complexa pela proximidade da ferrovia e rigidez da rocha, o que causou fadiga de nossos equipamentos e demandou manutenção em maior intensidade. Como uma das atividades de mitigação, por exemplo, montamos um galpão de manutenção de máquinas bem próximo a uma das frentes.

Outro desafio impactante na obra em questão foi o clima muito quente e seco, que representava risco de saúde elevado para nossa equipe por fadiga física. Nossa equipe de segurança do trabalho foi incansável no cuidado com nosso time de campeões, implementando metodologias de revezamento, fomentando e fiscalizando o consumo de água e outros líquidos hidratantes, entre outras ações.

Enfrentamos também oscilações no preço de insumos, que desvirtuaram nosso planejamento inicial, mas não nossa governança, que buscou soluções criativas para manter a viabilidade econômica do contrato e sustentabilidade de nossa empresa. As longas distâncias para as frentes de obra também foram desafios para a mobilidade de estrutura e equipamentos.

Cada trecho de obra apresentou um nível de exigência e imprevisibilidade diferente, potencializando o desafio. Nosso time de campeões foi incansável na execução da obra e na prevenção de acidentes, por meio de ações preventivas e corretivas planejadas e executadas a todo o momento.

Cliente que é PARCEIRO

Durante todo o período do contrato, segundo o engenheiro Caique Furtado, a interação entre as lideranças executivas de obra da SEEL Engenharia e os engenheiros da Vale foi muito boa. “A equipe da Vale foi muito parceira, sempre ativos e compreensivos na busca pelo melhor andamento da obra; enfim, um clima de amizade e de portas abertas a novos projetos”, definiu. O rigor na aplicabilidade de práticas e o trabalho sempre no limite, como entende Caique, se tornou uma alavanca de crescimento da SEEL Engenharia para o dia a dia da obra. “Certamente muito do que vivemos nessa experiência será aplicado como boa prática em futuras obras”, prevê o engenheiro.

Sobre Nós

Somos uma empresa de engenharia para Infraestrutura e Geotecnia, com quase 30 anos de experiência e 900 obras executadas, com competência em Obras Rodoviárias e Ferroviárias, Obras Portuárias e Marítimas, Obras Subterrâneas e Mineração, Obras de Energia (incluindo Óleo e Gás) e Obras de Saneamento. E nosso propósito é apoiar nossos clientes no desenvolvimento e implantação de soluções de engenharia, bem como garantir a segurança dos cidadãos, a mobilidade urbana e a perenidade de ativos de infraestrutura privados e públicos, de forma inovadora, sustentável e segura.

Para saber mais sobre os nossos serviços, clique aqui