Apoiamos empresas geradoras de energia desenvolvendo e implantando soluções diversas de engenharia, incluindo a implantação e revitalização de barragens hidrelétricas, combinando o melhor composto de métodos construtivos, máquinas e equipamentos e equipes altamente qualificadas, de forma inovadora, sustentável e segura.
Por Alexandre Peconick
O contexto das unidades geradoras de energia elétrica
MHC / Minicentrais e Micro Centrais Hidrelétricas funcionam aproveitando a vazão e as “quedas” de pequenos cursos hídricos para produção de energia elétrica, sem provocar interferências no ecossistema, operando pelo princípio da correlação entre energia cinética (vazão d’água L/s) com a energia potencial (desnível hidráulico m). Nos últimos anos, pequenas e micro centrais hidroelétricas (MCH) se tornaram uma alternativa atrativa pela facilidade de instalação e operação, baixo custo e confiabilidade.
CGH / Centrais Geradoras Hidrelétricas são usinas hidrelétricas ainda menores do que as PCHs, com potência igual ou inferior a 5 MW, mas com funcionamento semelhante a elas, com obras de execução bastante simplificadas e incentivos legais e descontos em tarifas setoriais em razão de seu porte pequeno.
PCHs / Pequenas Centrais Hidrelétricas são usinas hidrelétricas de tamanho e potência relativamente reduzidos, com potência instalada entre 5 MW e 30 MW e área de reservatório de até 13 km² (área alagada). Em razão de seu reduzido espaço físico, elas possuem custo de construção menor e podem ser implantadas em locais próximos a centros consumidores, representando uma boa opção para complementar a matriz energética brasileira.
UHE / Usinas Hidrelétricas são geradoras de grande porte, com capacidade de produção acima de 30MW/hr e com áreas alagadas para reservatório acima de 13km².
Usinas de menor porte (MCHs, CGHs e PCHs) apresentam características diferentes das usinas de grande porte (UHEs):
• Exigem menor capital para investimento;
• A burocracia é muito menor;
• Os impactos ambientais são menores;
• Permite a participação de investidores privados e com menor capital no mercado de energia.
Melhores soluções de engenharia para desafios do setor
A revitalização de barragens é uma necessidade de muitas geradoras hidrelétricas e, por isso, tem sido demanda frequente para nosso time de especialistas. Em um desses desafios, melhoramos a capacidade de extravasar excesso de água em caso de cheias; nesse caso, alterando a configuração da mesma ao substituir as comportas simples pelos vertedouros de soleira livre (ou “creager”). Trata-se de uma geometria com um flip, que se assemelha muito a uma rampa de skate. Este moderno mecanismo permite que a água escorregue no vertedouro como se fosse uma onda, aumentando a segurança do sistema de geração de energia.
Na modernização de barragem em Minas Gerais, por exemplo, realizamos ação fundamental de desvio do curso do rio para trabalhar com qualidade no seco, fazendo enrocamento para fazer o bloqueio da água e ensecadeiras para deixar seca a área aonde vai se atuar.
As imagens abaixo mostram a fase de construção da barragem; forma, armação e concretagem (com três a quatro sessões por semana). Após o período chuvoso desse verão, a obra passará da fase civil para a fase eletromecânica, com a montagem de comportas, edificação, além de instalação de uma ponte rolante andando sobre trilhos.
Prazo de conclusão de obra! É um outro grande desafio do setor e que a SEEL Engenharia se empenha e cumpre com louvor. Especialmente no setor de geração de energia hidrelétrica, as condições e estações climáticas afetam a operação e produção de uma geradora, ao que desenvolvemos soluções e nos comprometemos com prazos que atendam à necessidade do cliente e causem a menor disrupção possível na operação, o que representa um de nossos diferenciais de atuação para o setor de energia.
Um outro importante diferencial no trabalho da SEEL Engenharia no setor é a experiência no desenvolvimento de soluções rápidas para sanar complexos desafios logísticos como, por exemplo, o da dificuldade de acesso ao local de uma usina ou barragem hidrelétrica. Analisadas a natureza de cada local de obra, nossas equipes criam vias e pontes provisórias utilizando, entre outros métodos, o do enrocamento, à jusante ou à montante das usinas. São três décadas de atuação e mais de 900 obras executadas impulsionando o desenvolvimento das melhores soluções em engenharia.
A SEEL Engenharia a serviço das geradoras de energia hidrelétrica
Seja em obras de geradoras de menor porte ou mesmo em usinas hidrelétricas, nossa experiência nos possibilita contribuir com obras civis e serviços de engenharia de diversas naturezas para as geradoras de energia hidrelétrica, seja demolição e reconstrução de barragens, modernização de estruturas, contenções de encostas às margens de reservatórios, intervenções eletromecânicas, implantação de equipamentos nas usinas, entre outras.
Além dos mais atualizados métodos executivos de terraplanagem, enrocamento, ensecadeiras, armação e forma, concretagem e montagem de estruturas metálicas, coordenados e executados por engenheiros e profissionais de campo qualificados, dispomos de um parque de máquinas e equipamentos dos mais adequados, em alguns casos desenvolvidos ou adaptados por nossa própria equipe de engenharia.
Nossa Área de Engenharia dispõe também de equipe tecnicamente hiper qualificada de engenheiros civis com vasta expertise em proposição e ajustes em projetos executivos de obras, ação muito demandada em obras de infraestrutura.
Sobre Nós
Somos uma empresa de engenharia para Infraestrutura e Geotecnia, com 30 anos de experiência e 900 obras executadas, com competência em Obras Rodoviárias e Ferroviárias, Obras Portuárias e Marítimas, Obras Subterrâneas e Mineração, Obras de Energia (incluindo Óleo e Gás) e Obras de Saneamento. E nosso propósito é apoiar nossos clientes no desenvolvimento e implantação de soluções de engenharia, bem como garantir a segurança dos cidadãos, a mobilidade urbana e a perenidade de ativos de infraestrutura privados e públicos, de forma inovadora, sustentável e segura.
Para saber mais sobre os nossos serviços para geração de energia elétrica, clique aqui.