Contorno viário BR-101/SC : Maior projeto de infraestrutura rodoviária
Rodovias

O Contorno da BR-101/SC, também conhecido como Contorno Viário da Grande Florianópolis, é um projeto grandioso que, em 2024, tornou-se realidade para milhares de catarinenses e visitantes da região. Esta conquista histórica, fruto de décadas de planejamento, trouxe uma solução definitiva para o trânsito intenso na entrada de Florianópolis, minimizando congestionamentos e reduzindo o tempo de viagem.

Com aproximadamente 50 quilômetros de extensão, o Contorno desvia diariamente cerca de 30 mil veículos, incluindo 18 mil caminhões. Isso significa que o trecho entre Biguaçu e Palhoça, antes percorrido frequentemente em duas horas, agora leva em média apenas 40 minutos. Após a inauguração em 9 de agosto, a concessionária que administra divulgou que os resultados já são evidentes: menos congestionamentos, redução de acidentes e um fluxo mais eficiente, gerando um impacto positivo na mobilidade e segurança da região.

Fonte: (https://www.arteris.com.br/contorno-de-florianopolis/a-obra/apresentacao/).. “‌”)

Contribuição da SEEL Engenharia

A SEEL Engenharia desempenhou um papel crucial neste projeto, executando quatro frentes de obras que garantiram a segurança e a durabilidade da estrutura. Sob a liderança de Hugo Cunha, Diretor da Unidade SEEL_Rodovias_ , as equipes entregaram diversas soluções em geotecnia e infraestrutura.

As intervenções da SEEL incluíram a instalação de 22.747 m² de telas metálicas, 8.023 m³ de enrocamento e 529 m³ de concreto  e 612 m de DHPs. Em um dos pontos de uma das obras, devido à presença de camadas de rochas fraturadas e solo instável, decorrentes de escavações e detonações, foi necessária a implantação de trecho de bioengenharia, com melhoramento do solo, chumbadores, plantio de grama e telas metálicas de alta resistência.

“Mencionando o projeto inteiro, foi tudo gigantesco e desafiador em aspectos técnicos, pois os 50 km atravessam várias regiões de solos moles; além da demanda na execução de várias pontes, viadutos e túneis duplos. Coube a nós da SEEL a parcela de contribuição em executar quatro obras dentro do Contorno. Basicamente obras em geotecnia e infraestrutura nos taludes às margens da rodovia para assegurar a segurança no tráfego. Essas obras foram fundamentais para a entrega do projeto final. Sem a execução delas o Contorno não estaria pronto, não teria sido liberado. Obras necessárias e imprescindíveis para a execução das pistas, com prazos curtos e extremamente desafiadores; mas as nossas equipes estão habituadas a cumprir os mais complexos desafios rodoviários em condições de solo das mais difíceis”, descreve Hugo Cunha.

De olho no futuro da infraestrutura rodoviária

O Contorno da BR-101/SC inaugura uma nova era para o desenvolvimento rodoviário no Brasil. Com o aumento da demanda por obras de infraestrutura, a SEEL Engenharia está pronta para novos projetos, investindo continuamente em tecnologias e em sua capacidade de atendimento. Hugo Cunha reforça: “Nossa vontade e capacidade real para participar de novos e grandes projetos aumentam, pois a SEEL Engenharia vem investindo muito para atender a uma demanda por obras rodoviárias que, como sabemos, irá se ampliar”.

Conheça mais sobre a atuação da SEEL neste segmento: https://seel.com.br/obras-rodoviarias/