Garantia de entrega e segurança para operação ferroviária

Neste mês de maio entregamos, com requinte de qualidade no acabamento, com a marca SEEL de FAZER ENGENHARIA, as duas últimas frentes de obra para operador logístico, conforme imagens abaixo. Entre 2020 e este primeiro semestre de 2023 cumprimos a missão de executar 24 frentes de obra no entorno das estradas de ferro administradas por esse mesmo operador em importantes corredores de escoamento de insumos na região Sudeste do País.

A principal lição deixada pelo contrato guarda-chuva, envolvendo frentes distintas, foi a do aprimoramento dos profissionais da SEEL Engenharia na questão da GESTÃO DE CONTRATO DE LONGO PRAZO. O período mais longo de contrato nos permitiu detalhamento no que tange ao desenvolvimento das ferramentas de qualidade, segurança (acidente zero em obras) e cuidado com o meio ambiente; valores dos quais não podemos abrir mão em tempo algum. Fomos inclusive, premiados como frente-modelo em diversos momentos do contrato.

Na Engenharia quando se fideliza um cliente altamente exigente estamos enviando uma mensagem de credibilidade a todo o mercado. O cliente percebe que conseguimos atender a demanda de qualidade, segurança e meio ambiente; além de entregarmos serviços com assertividade e garantia de longevidade.

Boa parte das frentes de obra envolveu soluções de contenção de encostas como solo grampeado, concreto projetado, diversos formatos de drenagem, entre outros serviços. Trabalhos de infraestrutura para a recuperação das linhas férreas também foram executados sempre que houve tal demanda.

Desafios cumpridos nas duas últimas frentes

A experiência dos profissionais da SEEL Engenharia em habilidade de negociação com moradores do entorno das obras foi decisiva na frente de Itacuruçá/Mangaratiba Km 016+320. Segundo informação de Thiago Silva, Engenheiro Residente daquela frente, foi preciso realizar a supressão vegetal de 90 árvores e havia residências muito próximas a elas, o que exigiu da equipe de obra um extremo cuidado. Em seis meses foram realizados ali 911 m de perfuração, 190 chumbadores, 1.050 m² de tela de alta resistência e 25 m de escada hidráulica (drenagem).

Já em Rio das Flores/Vassouras, km 149+395 o maior desafio foi mesmo o do acesso ao local da obra. Houve a necessidade de acessar a estrada de ferro, passando por dentro de uma fazenda, durante período de chuvas e com barreiras caindo sob a estrada. Antes da execução do solo grampeado (1.550 m de perfuração; 305 chumbadores; 1.160 m² de Tela de alta resistência); foi realizada toda a limpeza do terreno e os trabalhos de drenagem com descida hidráulica e 50 m de canaletas retangulares.

“O sucesso junto ao cliente do conjunto das frentes foi ponto crucial para obtermos junto ao cliente, um novo contrato de três anos (2023-2026), que envolve uma frente de serviço em Entrerrios de Minas (MG) – Km 280+060, recém-mobilizada”, revela Thiago Silva.

 O grau de satisfação do cliente acerca do resultado dessas duas frentes foi, como assegura Thiago, “excelente”, uma vez que executamos cada ação com a máxima segurança preconizada, obtendo índice zero de acidente e sem paralisar o fluxo de trens. Em ambas as frentes, aliás, a obra não precisou invadir o gabarito da linha férrea.

Carlos Albuquerque, Engenheiro Coordenador da SEEL, reforça as palavras de Thiago: “ao longo desses três anos entregamos todas as obras com sucesso, dentro do prazo, sem acidente, o que nos proporciona condições de fechar um novo contrato, com cinco frentes e até o final de 2023 realizaremos 11 obras, nas quais aplicaremos todos os tipos de contenções”.

Parceria é fundamental para consolidação de um relacionamento

Assim na vida pessoal como no âmbito profissional, as atitudes que demonstram a genuína parceria são fundamentais para a consolidação de um relacionamento.

Em obras ferroviárias, de forma inconteste, o cliente estar junto dos profissionais da empresa prestadora de serviço, ou seja, no local da obra, é imprescindível. “Na maioria das vezes a linha está em operação, com o trânsito de trens carregados de minério. Uma fiscalização presente nos ajuda a programar eventuais momentos nos quais precisamos bloquear a linha. Existe uma programação que precisamos seguir. Além disso, a presença do cliente atesta, em tempo hábil, que estamos realizando o serviço correto”, explica o engenheiro Thiago Silva.    

Antes de atuar com o cliente, Thiago conta que trabalhou, também pela SEEL Engenharia, atendendo clientes igualmente exigentes como a Vale e a RUMO, ambos dentro do segmento logístico-ferroviário. “Essas três empresas são distintas, mas têm particularidades em comum e uma muito acentuada é a prioridade com a SEGURANÇA, qualidade de serviço, além dos CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE. Nenhuma licença ambiental é emitida sem a mais rigorosa fiscalização. Não podemos cortar nenhuma árvore se não tivermos a liberação ambiental ou até mesmo fazer alguma roçada ou limpeza”, acrescenta o engenheiro.

O reconhecimento à QUALIDADE da SEEL

Durante os três anos do contrato da obra, o cliente nos brindou com evidentes feedbacks de sua satisfação com os serviços prestados pela SEEL Engenharia, quer fossem por meio de opiniões, ou mesmo premiando alguns de nossos canteiros de obras através de concursos internos da empresa.

Na edição 46 do Jornal da SEEL (publicada em março de 2021), a matéria de capa já chamava a atenção para “uma relação de aprendizados e vitórias”, com destaque para uma imagem de um talude com concreto projetado e solo grampeado referente à frente concluída ao final do ano de 2020 em Ewbank da Câmara (MG) — imagem que republicamos aqui.

A mesma edição abria espaço para o feedback de dois fiscais de obras da MRS Logística em frentes de obras distintas com a SEEL: Jonas Alves, da obra do Km 315 em Ewbank da Câmara (MG) e Marcio Guerra, da obra do Km 207+270 em Levy Gasparian (RJ).

Publicamos pequeno trecho de cada depoimento:

Jonas Alves – “As soluções integradas de engenharia exigiram da SEEL além de planejamento assertivo, multidisciplinaridade técnica constante. Durante o curso da obra, na condição de Fiscal de Obras e Cliente, pude observar a CONSTANTE preocupação da SEEL em atender as premissas definidas pela MRS (Segurança, custo, prazo e qualidade).”     

Marcio Guerra – “Depois de um fim de ano muito chuvoso e com algumas emergências, no qual a SEEL teve, inclusive, atuação fundamental para reestabelecer a circulação de trens, iniciamos o ano a todo vapor. Tenho certeza que daqui para frente nossa parceria será ainda melhor.”

Desafio cumprido com louvor

Um grave deslizamento em Miguel Burnier (MG), próximo a um viaduto por onde passa linha férrea, provocado por fortes chuvas, demandou obra emergencial, também já concluída e entregue neste primeiro semestre de 2023 (imagem abaixo).

A equipe da SEEL Engenharia aplicou tratamento de 260 m³ de concreto projetado em área total de 2.500 m² à jusante e à montante de um viaduto em cuja proximidade passava uma nascente de água em volume abundante. Para recuperar a região, impactada por alagamentos, houve ainda a necessidade da execução de algumas outras soluções que contemplassem um controle de erosão hídrica: um colchão reno (1), um muro de concreto de 150 m², além de muro de gabião com 394 m³ e detalhado trabalho de drenagem com a instalação de dissipadores hidráulicos.

 Como esclarece Carlos Albuquerque, engenheiro da SEEL coordenador desta obra, “abaixo desse viaduto passa um córrego, quando choveu, ali ocorreu um deslizamento que levou o aterro. Portanto, nesse córrego fizemos um colchão reno (1), direcionando-o, de forma que se encher não irá atingir o viaduto. Como existia uma diferença de nível à jusante e à montante de onde o córrego passava tivemos que fazer também um muro de gabião”.

O Colchão Reno® é um gabião em formato de colchão, produzido com malha metálica hexagonal de dupla torção, dividido em duas partes que são unidas durante a obra após o preenchimento com rachão: a tampa e a base. A base, em seu maior comprimento, possui paredes divisórias posicionadas a cada metro de distância, chamadas de diafragmas, que juntamente com os tirantes verticais, proporcionam alta resistência hidráulica à solução. Os Colchões Reno® se traduzem, portanto, em uma solução monolítica, flexível, permeável, com boa integração com o ambiente e de fácil instalação.

Comprovando a premissa de que a SEEL Engenharia está amplamente capacitada a atender o vasto leque que envolve o segmento logístico-ferroviário, conseguimos atender a maior parte dos operadores do Brasil.

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Sobre Nós

Somos uma empresa de engenharia para Infraestrutura e Geotecnia, com quase 30 anos de experiência e 900 obras executadas, com competência em Obras Rodoviárias e Ferroviárias, Obras Portuárias e Marítimas, Obras Subterrâneas e Mineração, Obras de Energia (incluindo Óleo e Gás) e Obras de Saneamento. E nosso propósito é apoiar nossos clientes no desenvolvimento e implantação de soluções de engenharia, bem como garantir a segurança dos cidadãos, a mobilidade urbana e a perenidade de ativos de infraestrutura privados e públicos, de forma inovadora, sustentável e segura.

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