A SEEL Engenharia segue demonstrando seu compromisso com a inovação e a eficiência nas obras de infraestrutura com o projeto da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Queimados. Com foco em soluções tecnológicas sustentáveis e melhoria dos processos de segurança e gestão, a obra está se consolidando como um referência em gestão moderna e segurança no setor.
A novidade trata-se do autoatendimento por uso de agentes digitais para registro dos processos de segurança do trabalho, o Chatbot do Engenheiro é uma revolução na gestão de registros, desenvolvido pela Especialista de Inovação da SEEL, Joana Ribeiro. Essa ferramenta foi criada a partir de uma base predefinida e aprimorada para atender às necessidades específicas das obras da SEEL. A solução permite que os profissionais realizem registros de ocorrências e atividades diretamente via WhatsApp, dispensando o uso de planilhas Excel e reduzindo significativamente o tempo de registro dos dados.
Com essa tecnologia, o tempo gasto com registros, que anteriormente levava em torno de duas horas por ocorrência, foi reduzido para apenas quatro minutos. A ferramenta também realiza por meio de inteligência artificial, o reconhecimento de voz e transcreve automaticamente os áudios enviados, facilitando a inclusão de informações com agilidade. Além disso, os dados são consolidados em um painel eletrônico que permite a análise comparativa de indicadores dinâmicos, auxiliando engenheiros, técnicos e coordenadores na gestão eficiente das atividades.
Benefícios e impactos
- Eficiência operacional: o uso de IA e chatbot reduziu drasticamente o tempo de registro e consulta de informações.
- Sustentabilidade: com a eliminação de registros em papel, a SEEL contribui para práticas mais sustentáveis fortalecendo a cultura paper-less.
- Engajamento: a interface moderna e intuitiva aumentou a adesão dos colaboradores por meio de uma gestão centralizada no usuário.
- Segurança dos Dados: os dados consolidados em dashboards oferecem uma visão completa das atividades, facilitando a rotina e otimizando a tomada de decisão.
Expectativas futuras
Com a implantação em andamento e feedbacks positivos da equipe, o Chatbot do Engenheiro esta em fase de expansão e amadurecimento. A estimativa é que, em seis meses a solução esteja totalmente integrada em todas as obras da SEEL e ampliada para outros processos internos que geram impacto no ganho de produtividade e mobilização de obras, além de ampliar os resultados obtidos e fortalecendo a cultura de segurança e inovação da empresa.
A ETE Queimados se destaca não apenas pelo avanço físico da obra, mas também pela implementação de práticas que impactam positivamente a rotina dos trabalhadores e reforçam o compromisso da SEEL Engenharia com a excelência em suas entregas.