Obras de arte especiais: Impactos climáticos e a necessidade de novos parâmetros
OAES | Rodovias

De acordo com o DNIT, uma em cada cinco pontes, passarelas, túneis e viadutos no Brasil necessita de revitalização urgente, seja com reforço e modernização de suas estruturas ou até mesmo a reconstrução total. A combinação de construções antigas e o aumento de acidentes climáticos exige que as equipes de Obras de Arte Especiais (OAEs) sejam altamente treinadas e qualificadas. Melhorar a trafegabilidade em um país de geografia diversificada como o Brasil se torna um desafio cada vez maior.

Problemas de Infraestrutura

Em 2023, a Pesquisa CNT de Rodovias, o maior estudo sobre infraestrutura rodoviária do Brasil, identificou 2.648 pontos críticos em 11.502 km de rodovias pavimentadas. Dentre esses pontos, 504 envolvem erosão na pista, 207 são quedas de barreira, 67 pontes são consideradas estreitas, 5 pontes caíram, e outras 62 situações são atípicas. No Rio Grande do Sul, foram mapeadas 15 pontes que necessitam de reparos ou reconstrução completa. Caique Furtado, engenheiro da SEEL, destaca que “quando os parâmetros em infraestrutura se tornam mais complexos, o cuidado extremo e a assertividade precisam existir desde a fase de planejamento e elaboração do projeto executivo. Erro zero nessas fases.”

A Necessidade de Parâmetros Modernos

Caique Furtado enfatiza que, atualmente, a construção de uma nova ponte no Rio Grande do Sul considera novos parâmetros, como fatores hidrológicos, devido às mudanças climáticas. “Pontes que foram levadas por enxurradas, por exemplo, não poderão ser reconstruídas na mesma altura, terão que ser executadas em altura maior, com margem de segurança mais elevada. Com o aquecimento global que estamos vivendo, o volume de chuvas só irá aumentar ou se repetir. Além da população não poder esperar, a complexidade só aumenta”, explica Caique. Esses novos critérios são essenciais para garantir a durabilidade e a segurança das novas estruturas.

Soluções Inovadoras para OAEs

A modernização e revitalização das OAEs no Brasil exigem não apenas materiais e técnicas de ponta, mas também uma abordagem inovadora e integrada. A SEEL, por exemplo, está na vanguarda ao coordenar alguns dos projetos mais complexos na região Sul do país. A empresa utiliza tecnologia avançada e práticas de engenharia que garantem a eficácia e a segurança das obras, mesmo em condições adversas. O engenheiro Caique Furtado salienta a importância de um planejamento meticuloso e uma execução precisa para evitar erros e garantir a longevidade das construções.

Como a SEEL Pode Ajudar

A SEEL se destaca na coordenação e execução de projetos complexos de OAEs no Brasil. Com foco na assertividade e cuidado extremo, a empresa garante soluções eficazes para revitalização e construção de pontes, viadutos e passarelas. A experiência da SEEL em lidar com parâmetros modernos e desafiadores torna a empresa um parceiro essencial na modernização da infraestrutura brasileira. “A complexidade das obras emergenciais exige precisão e cuidado extremo desde a fase de planejamento”, reforça Caique Furtado.