Obras de infraestrutura em saneamento
Obras em Saneamento

O saneamento básico é um direito fundamental de todos os brasileiros. É um conjunto de serviços essenciais que garantem a saúde e a qualidade de vida da população, incluindo o abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário, a coleta e o tratamento de resíduos sólidos, a drenagem urbana e a gestão das águas pluviais.

A falta de saneamento básico tem um impacto negativo na saúde pública, na economia e no meio ambiente. A contaminação da água e do solo por esgoto e resíduos sólidos pode causar doenças como a cólera, a disenteria e a febre tifoide. A falta de saneamento também pode prejudicar o desenvolvimento econômico, pois torna as pessoas menos produtivas e mais suscetíveis a doenças. O saneamento também é importante para o meio ambiente, pois ajuda a proteger os recursos naturais, como a água e o solo.

O viés social das obras de infra em saneamento

O Brasil ainda enfrenta um grande desafio em relação ao saneamento básico. Segundo o Instituto Trata Brasil, 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e 100 milhões não têm acesso ao esgotamento sanitário adequado. Isso significa que uma em cada quatro pessoas no Brasil não tem acesso a serviços básicos de saneamento.

A meta assumida pelo país de levar, até 2033, acesso à água tratada a 99% da população, bem como coleta e tratamento de esgoto à 90% se traduz em 14 milhões de ligações de água e cerca de 13,5 milhões de novas ligações de esgoto que vão exigir obras das mais diversas, segundo o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab).

Novidades em tecnologia para saneamento

Com essa perspectiva em mãos, o estudo por alternativas de suporte ao saneamento envolve a busca por tecnologias mais modernas para tratamento de água.

Os maiores avanços tecnológicos na área de tratamento de água e efluentes vêm da automação de processos, aquisição e transmissão de dados, além de obras civis de revitalização e ampliação da capacidade das estações. As novas tecnologias de tratamento são menos dependentes da atuação humana, exigindo sistemas capazes de atuar de forma autônoma, a partir de uma central de operação, ou remotamente. A compreensão dos processos das estações de tratamento e a análise de sua eficiência, com certeza, também irão ganhar velocidade com as tecnologias digitais.

Tudo indica que as soluções para reuso e reciclo da água tendem a ganhar espaço nos próximos anos. Outra grande tendência é a implantação de tecnologias de Internet das Coisas (IoT) em estações de tratamento de água e esgoto. O uso das novas tecnologias aprimora a eficiência dos sistemas de tratamento, reduz a poluição, o consumo de energia e, sobretudo, recupera recursos, inclusive fósforo dos esgotos domésticos.

A aplicação correta da tecnologia promove efeitos positivos na cadeia produtiva, gerando produtividade e eficiência nas etapas de tratamento de:

  • Água: captação, tratamento, bombeamento, processo físico-químico, recuperação de água, disposição de lodo;
  • Esgotos: coleta, tratamento, equipamentos de elevação, primário/secundário, controle de odores, disposição de lodos, terciário/reuso;
  • Resíduos sólidos: compostagem, incineração, secagem térmica, secagem solar.

SEEL reforma duas importantes ETEs no Rio de Janeiro

De acordo com os engenheiros da SEEL Engenharia já envolvidos em obras de saneamento, os projetos de Engenharia em tratamento de água, esgoto e resíduos são complexos e multidisciplinares, envolvendo atividades químicas, eletromecânica, mecânica, construção civil, automação, entre outras. Para assegurar a eficácia desses sistemas, é fundamental que haja integração entre todas as atividades de uma obra de saneamento, uso dos equipamentos adequados e a escolha dos profissionais experientes e resilientes.

Além resultado muito bem sucedido em obra de substituição e complementação de sistema de esgotamento sanitário (fotos acima) na Ilha de Paquetá (RJ), a SEEL Engenharia está executando as obras de reforma e revitalização de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs): Penha e Pavuna, zona norte do Rio de Janeiro (RJ). Além do ganho em qualidade de vida para a sociedade, reforça nossa capacidade para atender e prestar serviço às empresas que atuam em saneamento.

Fale com nossa equipe de especialistas e confira tudo o que podemos fazer pela sua empresa!

Sobre Nós

Somos uma empresa de engenharia para Infraestrutura e Geotecnia, com 30 anos de experiência e 900 obras executadas, com competência em Obras Rodoviárias e Ferroviárias, Obras Portuárias e Marítimas, Obras Subterrâneas e Mineração, Obras de Energia (incluindo Óleo e Gás) e Obras de Saneamento. E nosso propósito é apoiar nossos clientes no desenvolvimento e implantação de soluções de engenharia, bem como garantir a segurança dos cidadãos, a mobilidade urbana e a perenidade de ativos de infraestrutura privados e públicos, de forma inovadora, sustentável e segura.

Para saber mais sobre os nossos serviços de infraestrutura, clique aqui.