Texto: Alexandre Peconick
Fotos: Pierry Jefferson
Em local absolutamente estratégico para a MRS Logística, na frente norte do Túnel 78 da Ferrovia do Aço, em Itabirito (MG), próximo ao Pátio de Carregamento da Vale da extração de minério, uma equipe da SEEL com 22 colaboradores atua desde o final de dezembro do ano passado para corrigir fissuras e aplicar contenções com telas metálicas, chumbadores em leque, concreto projetado com fibra e drenos para evitar a queda de blocos de rocha do teto. O tratamento abrange uma área total de 2092 m², divididos em três frentes. O sucesso do resultado apresentado no primeiro ponto de obra (quando este já apresentava 80% concluído) credenciou a SEEL junto ao cliente para outros dois pontos, embora menores, de muita importância, dentro do mesmo túnel que tem cerca de 800 m de extensão.
Segundo o engenheiro residente da Obra 858 da SEEL, Pierry Jefferson da Silva, o primeiro ponto de 110 m, era denominado pela própria MRS, como “o trecho crítico”, ou seja, o local com maior gravidade para a ocorrência de acidentes. “Executamos neste trecho exatamente 222 chumbadores em leque, uma linha com seis chumbadores com 3 m de comprimento; tela eletro soldada nessa área de 1485 m² e mais 280 m³ de concreto projetado com utilização de fibra”, descreve o engenheiro Pierry.
Ao longo de toda a extensão do túnel foram instalados 110 DHPs, cada um com 10 m de profundidade perfurados em rocha; além de 100 unidades de barbacãs em trabalho simultâneo ao da instalação de telas e aplicação de concreto projetado. Como mostram as imagens, a equipe atua com refletores potentes dentro do túnel.
Trabalho em carga horária limitada
Em fase final, está tem término previsto para 27 de novembro próximo, mas a equipe coordenada pelo engenheiro Eduardo Teixeira está se esforçando para entregar antes do prazo, a Obra 858 da SEEL cumpre um desafio de trabalho com uma limitação de carga horária imposta pelo fluxo contínuo de trens que não pode ser interrompido.
A obra acontece em um túnel onde passam duas linhas e a equipe executiva da SEEL Engenharia só tem autorização para trabalhar nos períodos de intervalo do fluxo de trens. Traduzindo: isto significa, durante uma semana, um dia de seis horas de trabalho, mais um dia de três horas e mais duas horas em outros três dias da semana; totalizando 15 horas de trabalho apenas em cada semana. Aliado ao fator tempo exíguo, os equipamentos são bem específicos, como plataformas elevatórias; retroescavadeiras ferroviárias; material detalhado para o concreto projetado.
“O planejamento tem sido perfeito, pois não podemos perder tempo, o tempo é bem apertado. Se uma peça rodar fora da engrenagem a gente perde um dia de trabalho. Felizmente estamos com bastante êxito no planejamento e execução”, reforça Pierry.
Este sentimento é confirmado pelo feedback da MRS Logística que, segundo o engenheiro residente, ficou muito satisfeita com o resultado do primeiro trecho finalizado.
Para a execução do concreto projetado com fibra a SEEL Engenharia utilizou o acelerador de pega, um aditivo para facilitar na execução da técnica que é a aplicação do concreto via seco, que possibilita a esse concreto adensar (aderir) melhor à rocha.
Os demais trechos
O segundo trecho, que a SEEL está neste momento (agosto 2022) tratando tem uma área de 17.30 m de comprimento por 13.5 m de largura, ou seja, 209.5 m². “Aqui fizemos o mesmo tratamento de chumbadores em leque, com linha de seis chumbadores e aplicação de 27 m³ de concreto projetado com fibra também”, acrescenta o engenheiro. Já o terceiro e último trecho deste contrato de obra não havia começado até o fechamento desta matéria, mas já se tinha as medidas, leque de seis chumbadores; em área de 243 m² e mais 28 m³ de concreto projetado.