ARTERIS LITORAL SUL INAUGURA, COM ORGULHO, PASSARELA CONSTRUÍDA PELA SEEL EM GARUVA (SC)

Texto: Alexandre Peconick

Fotos: Autopista Litoral Sul (Divulgação)

 

Os problemas com segurança no Km 07 da Rodovia BR-101 à altura do município de Garuva (SC) já fazem parte de um passado que não volta mais. No último dia 29 de abril, a Arteris Litoral Sul promoveu a cerimônia de inauguração da passarela do Km 07, em obra da SEEL que instalou esta belíssima passarela mostrada pelas imagens obtidas por drone. São 300 metros de extensão que trazem mais segurança e conforto aos moradores da região. A Obra 818 da SEEL levou oito meses, entre mobilização, trabalho de fundação com microestacas e montagem da estrutura da passarela, toda em concreto armado. Com investimento de R$ 1,7 milhão, segundo informação do portal da empresa, esta foi a 36ª passarela construída pela Arteris Litoral Sul.

 

A equipe de 15 colaboradores da SEEL, coordenada pelo engenheiro Hugo Cunha, já na etapa de fundação, venceu o desafio de lidar com o solo de matacão existente na região norte de Santa Catarina, próxima à divisa com o estado do Paraná. “Encontramos muitos blocos de rocha, misturadas com pequenas pedras e solo mole, além do nível d´água bastante alto, o que dificultou a perfuração e desgastou os equipamentos; mas executamos com precisão as 91 microestacas, utilizando processo de injeção de nata de cimento com válvulas manchete”, conta Hugo.

 

Houve uma etapa da obra, quando foram utilizados, respectivamente, dois guindastes de 120 e de 80 toneladas para içar as peças de concreto armado a uma altura de 10 metros, que se fez necessária a realização de atividades nos períodos diurno e noturno (imagens de fevereiro de 2022) a fim de cumprir o cronograma da obra.  Após a colocação das vigas a obra passou pelas etapas de execução da capa de concreto, vigas de travamento, instalação de gradis, corrimão e guarda corpo e, finalmente, a colocação da iluminação.

 

A estrutura pré-moldada da passarela havia começado a ser instalada em dezembro, mas houve uma interrupção geral das atividades da obra, necessária em função da Operação Verão (fluxo intenso de veículos), e o retorno às atividades no final de janeiro. Como enfatiza o Coordenador da Obra 818 da SEEL, esta passarela já está sendo muito importante para a melhoria das condições de segurança e mobilidade dos pedestres.

Vista aérea de toda a extensão de ambos os lados da passarela

 

 

DCIM101MEDIADJI_0015.JPG

DCIM101MEDIADJI_0010.JPG