CONTENÇÕES DE ENCOSTA DO CARREFOUR, SÃO VICENTE (SP), EXIBEM “SÊLO DE QUALIDADE SEEL ENGENHARIA”

Texto: Alexandre Peconick

Fotos: Thales de Lima

Detalhes das soluções em drenagem e contenção

Uma equipe de 15 colaboradores da SEEL, com ampla experiência no trabalho de soluções para contenção de encostas, entregou no dia 22 de janeiro, dentro do prazo, contratual, todo o trabalho para a contenção rochosa dos taludes das cercanias do Hipermercado Carrefour de São Vicente, litoral norte de São Paulo. Segundo Marcio Braga, engenheiro da SEEL que coordenou a Obra 846, o cliente “ficou muito satisfeito com o resultado oferecido pela SEEL”. Na finalização desta reportagem, no início deste mês de fevereiro (2022) a obra encontrava-se em sua fase de As Built. As imagens mostram todos os trechos concluídos.

Iniciada em setembro de 2021, as soluções incluíram a troca de 660m2 de telas de alta resistência (as antigas estavam oxidadas, com muito desgaste), por telas da mesma metragem feitas com material anticorrosivo; instalação de barreira dinâmica com 300 m² (50 m de extensão por 6 m de altura) quase no pé do talude, erguida após meticuloso trabalho em parceria entre a empresa Geobrugg e a Sala Técnica da SEEL; e manutenção das drenagens pré-existentes por meio da reforma das canaletas: canaleta suspensa (180 m), da canaleta de crista do talude (510 m) e da canaleta de base do talude (160 m). Sobre esta drenagem, Marcio Braga acrescenta uma informação relevante: “Instalamos três tubos de descida d´água de PAD tendo cerca de 70 m cada um. As canaletas não tinham mais descida d´água e, por conta disso, direcionamos esses tubos e os prendemos à encosta a fim de facilitar a descida da água (contemplada pelo projeto). Além desse cuidado, ao final do trabalho de drenagem, o cliente recebeu uma espécie de manual para a correta manutenção das canaletas reformadas; orientando-o como limpar periodicamente”.

 

Trabalhar a uma altura depois de 80 metros para trocar telas com uma equipe enxuta demandou da SEEL a opção por um “trabalho estratégico”; dessa forma iniciou-se pela execução da barreira dinâmica, em seguida foi “dividido o talude em ala norte e ala sul” e, em paralelo, a equipe foi aos poucos realizando as atividades de drenagem. A atuação dos engenheiros residentes Romulo Guerson e Thales Lima também foi decisiva para o sucesso da Obra 846.

 

“Fizemos barreira dinâmica, recuperamos as canaletas que estavam assoreadas com muita vegetação; limpamos e recuperamos algumas estruturas que estavam quebradas. O cliente fez vistoria detalhada e aprovou tudo. É muito mais trabalhoso trocar tela de alta resistência do que simplesmente instalar, porque tivemos que retirar a tela que estava colocada lá, perfurar e colocar outra tela, soltar placa e porca, para depois soltar a tela, às vezes até colocar macaco hidráulico para soltar”, descreve Marcio Braga.

Barreira dinâmica

Também fez parte do sêlo de qualidade da SEEL; a participação da equipe da sala Técnica; responsável por ajustes no projeto inicial (elaborado por uma empresa contratada pelo Carrefour). A engenheira Thaiane Rebelo (da Sala Técnica da SEEL) fez uma visita técnica à obra e identificou todos os pontos onde ajustes eram necessários.

 

Como também informa o engenheiro residente Thales de Lima, o trabalho da SEEL, no que tange às barreiras dinâmicas, incluiu ainda a impermeabilizamos das barreiras existentes que estavam em estado de corrosão. “Fizemos o tratamento com o agulheiro; (equipamento pneumático) que retira toda a placa de oxidação criada, até ficar na alma do aço. Em seguida, limpamos o aço e aplicamos o prime, produto que previne a superfície contra a agressividade da maresia; finalmente, aplicamos outra camada de tinta em cima”, finaliza o engenheiro.