OBRA 820 – FINALIZADAS CONTENÇÕES DE ENCOSTAS EM QUATRO PONTOS DA ZONA DA MATA (MG), EM FERROVIAS DA MRS LOGÍSTICA

 

 

Texto: Alexandre Peconick

Fotos, montagem e filmagem por drone: Carlos Albuquerque

 

Tanto quanto a qualidade da entrega de uma obra, o quesito SEGURANÇA tem um valor muito relevante seja em obras da SEEL, seja em obras da MRS Logística. Quando essas duas empresas se unem e fecham um contrato guarda-chuva para pontos de obra ao longo de três anos (2020, 2021 e 2022) para realizar contenções nas encostas adjacentes às suas ferrovias e já nos primeiros quatro pontos finalizados de 2020 alcança a brilhante marca de ACIDENTE ZERO, este é um fato a ser celebrado.

Afinal, durante 10 meses, entre março de 2020 e janeiro de 2021 foram quatro pontos: Km 380 – Barbacena/MG (Linha do Centro – entre março e julho); Km 433 (1ª Fase) – Carandaí/MG (Linha do Centro – de maio a agosto); Km 500 – Jeceaba/MG (Ramal Paraopeba – entre setembro e dezembro) e finalmente o Km 313 – Ewbank da Câmara/MG (Linha do Centro – de setembro a janeiro de 2021). Se o qualitativo é evidenciado nas imagens em vídeo e fotográficas desta reportagem, o quantitativo, que a seguir descrevemos, também impressiona: grampos executados – 1980; tela de alta resistência – 6748,9 m²;  concreto projetado – 473,2 m³; biomanta – 4987,1 m² e área tratada total – 18344 m².

 

Todo esse resultado foi alcançado em meio a um panorama de muitas incertezas desde o começo da obra, muito em função do ambiente de pandemia que se instalou no País. Não se tinha sequer certeza se seria possível cumprir os prazos estabelecidos. “Iríamos começar ao mesmo tempo a frente de Barbacena e Carandaí; mas tivemos que iniciar somente a de Barbacena primeiro, em março. Em maio começamos a simultaneidade com Barbacena e Carandaí. Não chegamos a interromper Barbacena, a MRS optou por não paralisarmos. Essas duas obras foram de muito sucesso, o cliente ficou satisfeito; e já nessas duas primeiras não tivemos registro de acidente”, comenta Carlos Albuquerque, Engenheiro Residente da Obra 820.

 

Abaixo seguem os conteúdos informados pelo Engenheiro Eduardo Teixeira, Coordenador da Obra 820, discriminando cada um dos quatro pontos finalizados:

 

Quantitativos dos quatro pontos da Obra 820 executados em 2020/1º bimestre de 2021:

Km 380 – Barbacena/MG (Linha do Centro)

– Grampos 32mm = 3.901,0m / 666 unidades

– Tela de Alta Resistência = 1.521,0m²

– Concreto Projetado = 265,27m³ / 2.122,16m²

– Área Total Tratada = 3.643,16m²

 

Km 433 (1ª Fase) – Carandaí/MG (Linha do Centro)  

– Grampos 32mm = 3.400,0m / 534 unidades

– Tela de Alta Resistência = 2.000,0m²

– Área Total Tratada = 2.000,0m²

 

Km 500 – Jeceaba/MG (Ramal Paraopeba)

– Grampos 25mm = 1.044,0m / 281 unidades

– Tela de Alta Resistência = 1.139,35m²

– Área Total Tratada = 1.139,35m²

 

Km 313 – Ewbank da Câmara/MG (Linha do Centro)

– Grampos 32mm = 6.651,0m / 499 unidades

– Tela de Alta Resistência = 2.088,50m²

– Tratamento com biomanta = 4.987,11m²

– Tratamento com hidrossemeadura = 2.406,0

– Concreto Projeto – 208 m³ / 2.080,00

Ewbank da Câmara (MG)

De acordo com o engenheiro Carlos Abuquerque, Ewbank da Câmara foi o ponto mais desafiador dos quatro não apenas devido à diversidade de atividades lá realizadas bem como pelos desafios de lidar com a operação em meio ao período de chuvas e escorregamentos no talude. “Fizemos nesta fase um incremento da equipe; que de 20 chegou a ter quase 50 colaboradores para atuarmos simultaneamente em Jeceaba e Ewbank”, revela o engenheiro. Ele acrescenta que o trabalho em parceria, “atuando com muita transparência” junto à equipe da MRS Logística foi fator decisivo para superar o cronograma apertado.

 

Não ter acidente, objetivo atingido, ERA PRIORITÁRIO

 

“No dia a dia, trabalhar em conjunto significa atuar com muita transparência; apresentar a nossa proposta de obra, acompanhar semanalmente o que está sendo feito, não tivemos acidentes, fato a ser destacado em obra de produção alta com diversas atividades e prazo curto. Segurança é item prioritário para MRS e SEEL. Eu não poderia ter acidente na obra mesmo que a tivesse concluído com qualidade”, detalhou Carlos.

Em Ewbank, como acrescenta o engenheiro coordenador Eduardo Teixeira, a intervenção se restringiu ao Km 313+515 da ferrovia Linha do Centro em um talude com três banquetas, mas as dimensões e variedade do trabalho incluíram contenção com aplicação de 2088,5 m² tela de alta resistência, revegetação com biomanta e hidro-semeadura (4187,1 m²), 208 m³ de concreto projetado, 499 grampos em 11.561,6 m² de área tratada.

 

“O problema de Ewbank era o de um talude com três banquetas que havia rompido e obstruído a linha férrea; houve deslizamento de terra em março de 2020, acumulando muito material na linha por quase uma semana. Após desobstrução, toda a parte burocrática e a mobilização, a nossa obra se iniciou em setembro de 2020; não foi, porém, uma obra emergencial, pois o trem estava passando normalmente”, esclarece o Engenheiro Coordenador da Obra.

 

Todos os quatro pontos citados nesta reportagem foram iniciados em 2020 e apenas o último já terminou em janeiro de 2021, mesmo porque houve um aditivo de obra solicitado pela MRS – em canaletas em U ao pé do talude, ao lado da linha férrea, além de uma canaleta em degraus.

Eduardo Teixeira argumenta que a natureza do contrato em guarda-chuva permite que os pontos de obras possam ir sendo inseridos gradativamente na medida em que os problemas se apresentem.

 

SEEL – MRS – Relação de confiança CONSOLIDADA

 

“Tivemos um índice altíssimo de chuvas em janeiro de 2020 em Minas Gerais. Choveu em um mês só a quantidade de um ano. Algumas obras já estavam mapeadas pela MRS. Cada vez mais a SEEL está pegando obras maiores com a MRS Logística; demonstração de que o cliente está cada vez mais sentindo confiança em nossa equipe de obras”, opina Eduardo Teixeira.

Já neste início de março, a equipe da SEEL ataca mais duas frentes; outra em Carandaí (com tela, chumbadores e uma pequena drenagem), além de uma em Congonhas (apenas com aplicação de tela de alta resistência).

 

 

O sucesso dos quatro pontos de obras realizados em 2020 já nos projeta mais pelo menos sete frentes de obras só em 2021: Km 433 (2ª Fase) – Carandaí/MG (Linha do Centro); Km 132 – Andrelândia/MG (Ferrovia do Aço); Km 486 – Congonhas/MG (Ramal Paraopeba); Km 484 – Congonhas/MG (Ramal Paraopeba); Km 495 – Ouro Branco/MG (Ramal Burnier); Km 78 – Eng. Paulo de Frontin/RJ (Serra do Mar); Km 441 – Mogi das Cruzes/SP (Linha São Paulo)

 

A VOZ DO CLIENTE 

 

“As soluções integradas de engenharia  (solo grampeado com execução de tela, solo grampeado com execução de concreto projetado e implantação de robusto sistema de drenagem) exigiram da SEEL além de planejamento assertivo,  multidisciplinaridade técnica constante. Com investimento e prazo ousados considerando o escopo, foi outro desafio. Durante todo o curso da obra, na condição de Fiscal de Obras e Cliente, observei a CONSTANTE preocupação da SEEL em atender as premissas definidas pela MRS (Segurança, custo, prazo e qualidade). No quesito SEGURANÇA, além de não ter ocorrido acidente de trabalho, não houve incidente pessoal ou que envolvesse a ferrovia. Os fluxos e procedimentos internos da SEEL certificados, (ISO 9001, OHSAS 18001 e ISO 14001) garantiram o abastecimento constante da obra com todos os recursos necessários. Nos quesitos CUSTO e QUALIDADE, a obra foi executada dentro do custo previsto, com destaque para a QUALIDADE, garantida através da atuação maciça, motivada e transparente dos Engenheiros Carlos Aranda Albuquerque (Campo) e Eduardo Teixeira (Coordenação) que suportaram todos os processos com primazia.”

Jonas Alves – Fiscal de Obras Sênior – MRS Logística

(no Ponto de Ewbank da Câmara)