OBRA 831 DA SEEL – RECUPERADOS 3 DOS 6 TALUDES DO CONTRATO PARA OBRAS NA AUTOPISTA LITORAL SUL (SC)- BR-101

 

Obra 831 da SEEL já tratou área de 4.100 m² de um total de 15.400 m²

                                                                                                                 

Texto: Alexandre Peconick

Fotos: Henrique Terhorst/Hugo Cunha e Divulgação Nova Arteris

 

Tem sido bastante positivo o retorno do Grupo Arteris/Autopista Litoral Sul quanto ao resultado das obras da SEEL de recuperação de taludes na Rodovia BR-101 no trecho entre Curitiba e Palhoça (SC). Dos seis taludes instáveis com problemas de drenagem, inclinação e pequenas erosões (todos em Santa Catarina); em uma área total de 15.400 m², até o final deste mês de setembro de 2021, três deles já haviam sido totalmente recuperados (área total de 4.100 m²), conforme podemos verificar nas imagens, através das soluções de contenção aplicadas pela equipe de 23 colaboradores da SEEL da Obra 831 coordenada pelo engenheiro Hugo Cunha, tendo como engenheiro residente Henrique Terhorst. O resultado da obra garante a segurança dos milhares de veículos que trafegam diariamente rumo aos principais pontos turísticos e econômicos de Santa Catarina.

 

Segundo o engenheiro coordenador, as atividades se iniciaram em abril deste ano, após a obtenção de licenças ambientais que permitissem trabalhos como o da limpeza do terreno e algumas supressões vegetais necessárias de acordo com o projeto da obra fornecido pelo cliente e o término está previsto apenas para março de 2022.

 

O primeiro talude tratado foi o do trecho localizado exatamente no Km 037+300, na altura do município de Joinville (SC). “Fizemos um trabalho de 2.400 m² de terraplanagem, com escavação, retaludamento e proteção de talude; além de drenagem com a construção de 220 m de canaletas”, conta o engenheiro Hugo.

Mobilização e desmobilização diária de sinalização

 

Já o segundo trecho a ser tratado, em talude localizado no hiper acessado município de Balneário Camboriú, Km 134+550 Norte SC, exigiu que todo o trabalho fosse realizado durante um mês (maio 2021), no turno da noite, basicamente entre 22h e às 6h da manhã, por conta do intenso tráfego diário diurno mesmo em época de baixa temporada do ponto de vista turístico. A equipe de obras realizou mobilização e desmobilização diária de sinalização de desvios.

Nestes 600 m de extensão de talude, após escavação, foram aplicados solo grampeado, com 400 grampos cravados, replantio de grama e a instalação de 620 m² de tela.

 

Finalmente no terceiro trecho trabalhado, o mais complexo, em fase de conclusão, no Km 196+950 Sul em Iguaçu (SC) tivemos aplicação de 83 m³ em concreto projetado em 1.100 m² de talude, além de 1284 m de canaleta. Em função do fato de que cada trecho realizou uma atividade distinta, as equipes também foram diferentes.

 

Restam ainda três trechos nesta Obra 831 com a Autopista Litoral Sul/Arteris, os do Km 028+100 Sul; Km 034+400 Norte e Km 238+700 Sul, Lote 7 Trecho Curitiba-Palhoça – um em Palhoça e dois em Joinville. Os dois em Joinville estão em andamento e o trecho de Palhoça teve a sua execução adiada por decisão do cliente.