OBRA 837 RECUPERA TRÊS TÚNEIS NA FERROVIA DO TRIGO (FERROVIA MALHA SUL, DA RUMO) NO RIO GRANDE DO SUL

Texto: Alexandre Peconick

Fotos: Diogo Amaral

 

A Equipe da Obra 837 da SEEL Engenharia, com 60 colaboradores no momento de pico, acaba de concluir neste mês de julho a recuperação estrutural de três túneis vitais ao cliente RUMO nos Km 70, 69 e 30 da Ferrovia Malha Sul (a popular “Ferrovia do Trigo”), muito próximos ao famoso viaduto ferroviário V-13, o maior da América Latina que liga Vespasiano Correa (RS) a Guaporé (RS). O resultado final, segundo o engenheiro da SEEL Diogo Amaral, que coordenou as etapas finais da obra, “garante 100% de segurança nas operações”.

 

Durante a obra iniciada ainda no início deste ano todas as intervenções foram executadas sem qualquer paralisação no trânsito dos trens, ocorrendo, no entanto, uma redução de velocidade apenas nos trechos em obra supracitados. Ainda neste mês de julho a velocidade normal desses trechos seria restituída ao normal.

“O maior desafio foi o de trabalharmos em conjunto com a logística da RUMO que envolveu um cronograma em harmonia com os trens que passam pela ferrovia; quanto ao concreto projetado (900 m³ no total) fizemos um período de testes para encontrar o traço que mais aderisse à parede dos túneis”, explica Diogo Amaral.

 

4200 m² de tela de alta resistência

 

O trabalho no Túnel 7 (Km 70), Túnel 8 (Km 69) em Guaporé e no “Túnel Falso” (Km 30) em Vespasiano Correa ocorreu de forma simultânea. Na área trabalhada de 900 metros dos túneis 7 e 8 foi aplicado um total de 15000 metros de perfuração para instalação de grampos, 1600 metros para instalação de DHPs e 4200 m² de tela de alta resistência. Além disso, foi realizado tratamento e hidrojateamento das estruturas existentes nos emboques e outros recursos utilizados para drenagem e condicionamento da via.

No chamado “Túnel Falso” (km30) o tratamento se deu em um trecho de 30 m externo ao túnel, onde ocorreu erosão abaixo da laje das paredes do túnel. Além do concreto projetado houve a execução de 22 tirantes e 87 grampos.

 

A obra, que foi executada de forma simultânea nos três túneis, começou e teve boa parte sendo coordenada por Vasco Teles, tendo como engenheiros residentes Henrique Terhorst e Diogo Amaral; este último assumindo a coordenação após a licença médica do primeiro. “Foi extremamente desafiador assumir uma responsabilidade desse tamanho, mas as coisas deram certo; superamos as dificuldades diárias e entregamos qualidade ao final”, resume Diogo.

Na semana de finalização da Obra 837 com a RUMO foi cumprido à risca todo o projeto, ou seja, obra entregue 100% limpa e com todos os itens de segurança e estruturais atendidos. “Nesta semana final houve bastante esforço pelo grande volume de material e de limpeza (por exemplo das canaletas e balastro) que tivemos que fazer”, enfatiza Diogo Amaral.

 

GEOMEMBRANAS melhoram a eficácia da drenagem

 

Diogo acrescenta informações sobre a capacidade inventiva da equipe da SEEL na etapa final da obra no que se refere aos ajustes do desempenho da drenagem. Segundo ele, uma das sugestões da SEEL para aprimorar o projeto passou pela instalação de geomembranas nos tetos dos túneis dos Km 69 e 70 com o objetivo de direcionar as águas para as laterais, de modo que elas passassem a cair nas canaletas.  Antes disso, a água caia em cima dos trilhos; fato que, com o tempo, provocaria o desgaste das estruturas do material dos trilhos.

 

“O túnel tem vários drenos em seu projeto, contudo, além desses drenos identificamos vários pontos de fuga de água e, para dar a devida solução, instalamos geomembranas fixadas ao teto em comunicação com as canaletas.”, explica Diogo. Outro ponto bastante desafiador que ocorreu durante toda a obra ficou por conta da complexidade das perfurações; questão também solucionada após intenso esforço e parceria entre SEEL e RUMO.

 

“Superamos o desafio de, inicialmente, não dispor de equipamentos ideais para perfuração nestes túneis estreitos (7,75m de largura); tivemos que nos reinventar, fizemos adaptações de materiais de perfuração para cumprir as normas e o caderno de encargos da RUMO”, destaca Henrique Terhorst, que executou in loco os primeiros meses de operações da Obra 837 ao lado do Coordenador de Obras, Vasco Teles.

 

As imagens exibidas nesta reportagem comprovam que esta Obra 837 é mais um caso de sucesso que digno de registro no portfolio da SEEL Engenharia.