SEEL ENTREGA, COM ALTA QUALIDADE, ÚLTIMOS TRECHOS DAS OBRAS COM A AUTOPISTA FLUMINENSE (BR-101)

 

Confira o belíssimo acabamento dos alargamentos de pontes (Obra 813) e passagem de fauna (Obra 803)

Texto: Alexandre Peconick

Fotos: Gustavo Assis e Simone Guterres

 

Superando e vencendo desafios de ordem logística e econômica a SEEL conseguiu entregar neste mês de outubro os três últimos quatro dos contratos das Obras 813 e 803 com a Nova Arteris / Autopista Fluminense (BR-101), envolvendo os alargamentos das pontes sobre os rios Aldeia Velha (Km 214) e São João (Km 228), ambos no município de Silva Jardim, além de passagens de fauna nos Rio São João e Imbaú. Ao longo de pouco mais de dois anos de atividades as obras na BR-101 entre Rio Bonito, Silva Jardim e Casimiro de Abreu (RJ) incluíram oito alargamentos de pontes e nove passagens de fauna. Neste no de 2021 foram decisivas ao lado de Simone Guterres (Planejamento) as participações dos engenheiros Fernando França (Sócio-Diretor da SEEL) e Gustavo Assis (Engenheiro Residente).

 

Mesmo tendo que lidar com questões como o aumento no preço dos insumos, entre outros desafios, todos os itens do projeto foram cumpridos, seguindo os procedimentos preconizados pela mais moderna Engenharia.

 

Na retomada as atividades em julho, após quase dois meses de paralisações que definiram um acordo comercial entre SEEL e Nova Arteris, 70% dos alargamentos das pontes sobre os Rios Aldeia Velha e São João ainda se encontravam pendentes de execução. Os meses de julho, agosto, setembro e outubro, portanto, foram de atividades intensas.

Alargamento de Ponte sobre o RioAldeia Velha, no Km 214

Passagem de fauna sobre o Ruio São João

“Reiniciamos com o trecho da aba menor na ponte sobre o Rio Aldeia Velha, e depois fizemos o segundo trecho, maior, aquele que tinha a viga longarina a ser executada. O alargamento incluiu concretagens, formas, contraformas e armações. Nos dois trechos, Aldeia Velha e São João, tivemos que incluir a colocação de uma viga longarina nova”, revelou o Engenheiro Residente, Gustavo Assis.

Graças ao alargamento (Obra 813) a ponte sobre o rio Aldeia Velha, com 48 m de extensão, passou de 7,3m passou 11,2 m largura e a do rio São João, com 65 m de extensão (a ponte mais extensa entre todas as trabalhadas), também passou de 7,3m passou 11,2 m largura, oferecendo maior conforto e segurança aos milhares de veículos usuários dessas pontes durante todo o ano.

 

Ainda segundo Gustavo Assis, um dos maiores desafios nesses trechos finais entregues ficou por conta de vencer os vãos sobre o rio nas pontes. “Isto acontece porque temos que fazer os cimbramentos (executar uma estrutura de apoio – uma forma – para suportar o peso do concreto e do aço adicionais a serem colocados na ponte para ligar a ponte antiga ao novo trecho da ponte) em toda a lateral no trecho em que cada ponte foi alargada”, explica o engenheiro civil da SEEL.

 

Muro de gabião com 130 m³

 

Já com relação à Obra 803, que norteia as passagens de fauna, uma das duas que ainda restavam, no Rio São João, só pode ser executada após o término das ações de alargamento das pontes, do contrário, como esclareceu o engenheiro residente, tais ações poderiam ser danificadas. Neste trecho a passagem de fauna requisitou, por projeto, a construção de um muro de gabião com 130 m³, além de tela macmat. No Rio Aldeia Velha tivemos passagem de fauna no solo. Estes foram trechos pequenos de passagem de fauna em comparação às passagens de fauna anteriores nas outras pontes que haviam sido concluídas.

 

Também nesses últimos dois meses finalizamos a passagem de fauna sobre o Rio Imbaú (em Silva Jardim – RJ); com muro de gabião com caixa de 205 m³ e gabião de colchão Reno 788,5 m²

 

“Além de terem sido 10 meses de experiências diversificadas (Gustavo assumiu as obras em dezembro de 2020) proporcionando aprendizado que vou levar para a minha carreira, pegamos aqui obras que já haviam sido iniciadas por outras empresas e haviam sido abandonadas. A SEEL aceitou o desafio e o cumpriu, mesmo diante de inúmeros obstáculos”, finaliza.

 

O sucesso em termos de resultado apresentado pela SEEL Engenharia pode nos projetar um futuro de novas obras com a Arteris Fluminense.

 

Acabamento impecável na lateral da ponte sobre o Rio Aldeia Velha (Silva Jardim – RJ)

Ponte sobre o Rio São João, finalizada