SEEL MOSTRA EFICÁCIA E COMPETÊNCIAS EM QUASE 20 FRENTES DE OBRAS SIMULTÂNEAS COM SECID E MJRE EM NILÓPOLIS-RJ

Texto: Alexandre Peconick

Fotos: Divulgação SEEL

 

As encostas antes ameaçadas e as vias urbanas em estado de insegurança ao morador de Nilópolis (RJ) já ostentam um visual de tranquilidade a quem transita por exemplo pelos bairros de Cabuis e Vila Esperança. Boa parte dos dez pontos de contenção de encosta e cinco obras em vias urbanas da Obra 860 com a Secretaria de Estado das Cidades (SECID-RJ) já se encontram ou concluídos ou em fase bem adiantada de execução; em um trabalho muito detalhado de execução de uma equipe com 135 profissionais (entre colaboradores e terceirizados), associados à equipe da Sala Técnica.

 

Números

 

O contrato é de 360 dias, mas existe a possibilidade da obra, iniciada em janeiro deste ano de 2022, ser entregue antes desse prazo. Os números, em planilhas (mas ainda não consolidados), do quantitativo de obra refletem a dimensão das atividades. Ao todo são 10.000 m² de solo grampeado com aplicação de tela soldada, 1.000 m³ de concreto projetado, 951 grampos (sendo 7.600 m com comprimentos variando entre 4 m a 12 m), 2.000 m de tirantes (medindo de 12 m a 16 m), 69 Drenos Sub-Horizontais Profundos, 14.000 m² de asfalto, 2.000 m de guarda corpo e meio fio, 4000 m² de recomposição de muros, 4000 m² calçada, aproximadamente 100 m de drenagem no Calçadão de Olinda e 1.000m² de cobertura metálica, além de reforma completa do Túnel de Olinda, que passa por debaixo da estação de trem.

 

Rua Jhon F. Kennedy

 

O primeiro ponto de obra “atacado” foi o da Rua Diez de Lima, que já está concluído, uma cortina atirantada, restando apenas neste dia 19 de julho (data do fechamento desta reportagem) a instalação do guarda corpo em fase de acabamento. A Diez de Lima inclui três pontos, onde há também soluções com solo grampeado, com concreto projetado e tela de alta resistência.

 

Também finalizadas as frentes de obras das Ruas Sargento Manoel Rodrigues; George Kennedy; Djalma do Carmo, General Lino da Fonseca e Julio Berkovitz. Nesta última, aliás, segundo informação do engenheiro coordenador da obra, Cristiano Ramos, a fim de viabilizar a execução da obra foi preciso se criar um acesso por dentro de uma praça com instalação de brinquedos para crianças. “Houve a urgência de quebrarmos um muro existente para criar o acesso; após a execução estamos refazendo o muro e recolocando os brinquedos do acesso que tivemos que criar”, esclarece o engenheiro.

 

Moradores felizes

 

A obra está bem dentro do cronograma, a equipe de engenharia da SEEL tem realizado um trabalho preciso de gestão de obras. “Comparando o planejado ao real, estamos 0,1% acima do planejado, atualmente. A interação nossa com os moradores tem funcionado muito bem, o pessoal entende que é melhoria e qualidade de vida para eles”, acrescenta Cristiano. A percepção do morador é bastante positiva. A equipe de obras de SEEL sempre explica e esclarece tudo aos moradores.

 

Outro parceiro da SEEL, a empresa MJRE nos contratou para mais três frentes de obras em encostas na mesma cidade de Nilópolis; neste caso temos a Obra 866 com contenções de encostas, solo grampeado, concreto projetado.

 

 

Entre os outros pontos de encosta, o da Rua Carlos Alves, um dos maiores da obra, já se encontra com 70% concluídos, estando na fase de colocação de tela em transição para o concreto projetado. A frente da Rua Maria da Gama, conta com bastante serviço ainda a ser executado, como cortinas e concreto projetado; mesma situação da Rua José Couto Guimarães cuja obra ainda está em 50% de conclusão faltando algumas etapas de solo grampeado.

 

O maior desafio da SEEL em encostas no momento está na frente de obra da Rua Monsenhor. Trata-se de uma obra que, ao ser acessada, havia recém passado por um deslizamento provocado por intensas chuvas na região. O deslizamento suprimiu boa parte do talude onde está acontecendo a obra. “Primeiro tivemos que tratar o problema para depois fazermos a obra. Não dá para trabalhar em um local onde há risco de deslizamento. Tivemos que desviar o caminho da água para fazermos a execução da obra. Esse trecho está 50% concluído”, revela Cristiano Ramos.

 

Vias urbanas

 

Com relação às frentes urbanas da obra, de revitalização, a equipe da SEEL concluiu primeiro o Túnel de Olinda passando por debaixo da linha férrea, em paralelo a ele temos o Calçadão de Olinda, já com 50% dele realizado. Já a Rua Beira Rio está na faixa de 70% dela concluída, faltando calçada e guarda corpo. O Cemitério está com 90% concluído, faltando apenas instalação elétrica e acabamentos finais. Finalmente, a Rua Canadense encontra-se 100% concluída com instalação de calçada e drenagem.

 

Outros desafios

 

“Outro grande desafio foi o de montar a estratégia para acessar a obra, realizando ajustes ao projeto inicial; estamos utilizando concreto projetado de 25 mpA, com uma alta resistência, traço ideal para fixação no talude”, informa o engenheiro Cristiano Ramos. “Em vários grampos tivemos que aumentar cerca de 2 metros; e em trecho bem específico o aumento foi de 6 para 12 metros”, pontua Jefferson, da Sala Técnica da SEEL.

 

O trabalho de drenagem, além de desumidificar os taludes, visa evitar que a água das chuvas atinja as casas dos moradores. Antes de acessar cada frente de obra os engenheiros da SEEL negociam e conscientizam os moradores, explicando como as soluções serão aplicadas e ressaltando que o eventual transtorno é provisório, mas que o impacto positivo da obra será duradouro.

 

 

Enxergar o valor social da obra — o trabalho de cada um mitiga risco eminente de desastres — é muito importante para os colaboradores da SEEL. “É uma obra que dá satisfação; ver o sorriso do pessoal não tem preço, o número de famílias que estamos beneficiando, saber que estamos fazendo com segurança e deitar a cabeça no travesseiro”, afirma Cristiano. A preocupação com o resultado final que priorize a segurança dos moradores se traduz também na instalação de guarda-corpos próximos às casas vizinhas às encostas.

 

RAFAEL NOBRE, vereador, ELOGIA SEEL

Um dos principais mobilizadores da efetivação das obras, o vereador Rafael Nobre, de Nilópolis (RJ), junto à Secretaria de Estado das Cidades (RJ) e Prefeitura do Município de Nilópolis (RJ), dá o seu depoimento sobre a importância das obras…

“Fico muito feliz em ter sido o autor desta e de tantas outras Indicações Parlamentares, destinada ao Poder Executivo, sinalizando a necessidade da criação de barreiras de concreto nestas encostas. São anos de angústia dessas famílias, principalmente em dias de chuva e isso sempre me preocupou também. Vejo que as obras estão sendo executadas da maneira mais técnica e eficiente possível, por uma empresa, de fato, especializada no assunto.”

 

vereador Rafael Nobre e moradores