SEEL REALIZA CONTENÇÃO DE ENCOSTAS EM PONTOS DO CONTORNO CARAGUATATUBA-SÃO SEBASTIÃO (SP) ÀS MARGENS DA RODOVIA DOS TAMOIOS

Texto: Alexandre Peconick

Fotos: Allan Carlos da Silva

 

O primeiro grande desafio da Obra 857 da SEEL para o Consórcio Queiroz Galvão / Engetec foi cumprido com a aprovação total da Geobrugg (fabricante): cinco barreiras dinâmicas para contenção de encosta foram finalizadas na primeira quinzena de maio, em três pontos no Contorno Caraguatatuba-São Sebastião (SP), às margens da Rodovia dos Tamoios — onde acontece gigantesca obra de duplicação desta via. Segundo informação do engenheiro residente da obra, pela SEEL Engenharia, Allan Carlos da Silva, também já se encontra concluído nestas mesmas áreas o trabalho de fixação de blocos com tirantes, 56 m³ de concreto projetado, seis DHPs e chumbadores.

A obra prossegue em outras frentes que também vamos destacar neste texto.

 

Estes são os dados técnicos da parte já concluída:

  • OAE 301 – Contenção de encostas e estabilização de maciço rochoso

22 chumbadores de 10,00 barra de 32 mm – 6 drenos DHP

Concreto Projetado 56 m³ (incluindo obturações das rochas e projetado)

Barreira Dinâmica RXI – 300 Geobrugg 70 m

Barreira Dinâmica RXI – 100 Geobrugg um trecho com 20 m e outro com 35 m

 

  • OAE 221 – Execução de Barreira Dinâmica

Barreira Dinâmica RXI – 100 Geobrugg um trecho com 55 m e outro com 40 m

 

  • OAE 222 – Execução de Barreira Dinâmica

Barreira Dinâmica RXI – 100 Geobrugg 55 m

Fixação de blocos

As barreiras já concluídas, com níveis distintos de absorção, somam 275 m de extensão. Todo esse trabalho da SEEL que visa dar mais segurança e tranquilidade para o entorno da obra principal foi iniciado ainda em janeiro deste ano por uma equipe de 24 colaboradores, tendo como coordenador de obra o engenheiro Paulo Roberto Gama. Ao longo das atividades a equipe foi sendo reduzida e atualmente (20 de junho 2022) encontra-se com 17 colaboradores.

 

Em maio o início da frente do Muro 11

 

Em meados de maio a equipe da SEEL Engenharia entrou em outra frente desta mesma obra chamada de “Muro 11” (há um muro de contenção ali que ficou como referência), em Caraguatatuba (SP) no outro extremo da área da Rodovia dos Tamoios. Entramos em outra frente, a chamada Obra Muro 11 em Caraguatatuba. “Estávamos no norte, em São Sebastião, fomos para o sul, em Caraguatatuba, agora; onde basicamente estamos executando os mesmos serviços, ou seja, perfuração de chumbadores, instalação de telas e concreto projetado (previsão de 100 m³ neste trecho)”, esclarece o engenheiro Allan Carlos.

 

O trabalho acontece em um talude com 60 m de altura, extenso, porém não tão íngreme, como informa o engenheiro residente. Neste final de junho ou início de julho esta frente deverá estar finalizada. A SEEL foi convocada para este serviço por sua grande expertise em trabalho com altura. “Certamente ganharemos outras frentes nesta mesma obra para a execução de outras barreiras dinâmicas”, aposta, com otimismo, Allan.

Uma das barreiras dinâmicas concluídas

A obra na região do Muro 11

Até o fechamento desta reportagem já havia sido executados na frente do Muro 11 a limpeza da camada vegetal, a retirada de árvores, a instalação de telas, a projeção de parte do concreto onde as rochas estavam parcialmente soltas e a obturação das rochas. “Fizemos chumbadores na parte debaixo, onde havia rochas soltas e estamos fazendo os chumbadores dos contrafortes agora”, conta Allan.

 

Na frente do Muro 11 o projeto executivo de obra inclui 20 chumbadores para sustentar 10 contrafortes. Do lado direito há seis chumbadores extras e do lado esquerdo são oito. Embaixo das rochas soltas foram feitos outros 15 chumbadores (cada um com 10 m de profundidade) e outros três chumbadores (estes aqui, cada um, com 3 m de profundidade); totalizando 52 chumbadores.

 

Km 78 aguarda aprovação ambiental

 

Outro frente da obra localizada no Km 78 aguarda liberação de uma documentação ambiental (licença) da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para a Engetec. A solução da obra envolverá limpeza da camada vegetal, perfuração de chumbadores e concreto projetado (aqui sendo por volta de 80 m³). Nesse sentido, é muito provável que haja um aditivo de contrato, cuja extensão ainda estava para ser definida até o fechamento deste texto.

Concreto projetado

 

Panorâmica da região onde acontece a obra da SEEL