SIPATMA 2020 da SEEL abordou o tema “COMPORTAMENTO SEGURO, PERCEPÇÃO DE RISCO”

Consciência de prevenção se reforça entre nossos colaboradores

 

Os protocolos de segurança estão em constante mudança e as situações de risco em obras se diversificam na mesma proporção dos avanços tecnológicos. Precisamos da participação e maior proatividade dos nossos colaboradores para que eles percebam possíveis e potenciais situações de risco. Melhor do que reagir a determinadas situações, é vital antecipar, perceber e tomar a decisão de agir. Com este foco, mobilizando as equipes da sede em Duque de Caxias e das nossas obras, aconteceu entre os dias 9 e 13 de novembro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA) SEEL 2020 com o tema “Comportamento Seguro, Percepção de Risco”. Palestras ministradas por profissionais de segurança, saúde e meio ambiente e dinâmicas de grupo provocaram reflexões e aprendizados muito positivos a todos. O resultado de engajamento foi muito bom de acordo com os organizadores na sede e em algumas das obras da SEEL.

 

Uma das palestras trouxe à sede da SEEL, Pedro Belga, Presidente da ONG Guardiões do Mar faz uma palestra sobre o Projeto Educ, ligado à Petrobras, que beneficia “em termos de conscientização ambiental (gerenciamento de resíduos)” as cinco comunidades do entorno da Reduc, em Campos Elíseos, Duque de Caxias-RJ.

Também na sede aconteceram durante a semana tanto na sede quanto em algumas de nossas obras palestras sobre “Comportamento Seguro, Percepção de Risco”, “Novembro Azul”, “Infecções Sexualmente Transmissíveis” e Blitz da Saúde (BRMEd) – na sede.

 

Na Obra 773, no COMPERJ, Tatiane Horta do Projeto Guapiaçu falou sobre “reflorestamento e educação ambiental”, enquanto Liliane Prohman, da Action Shop, simulou uma estação de tratamento de efluentes.

Na Obra 809, um quis premiou os colaboradores mais assertivos unindo Segurança do trabalho, Meio ambiente e Saúde visando o aprendizado do que é SIPAT, práticas de comportamento seguro, produtos químicos e a percepção do risco.

Já na Obra 813 também se enfatizou na questão de “Comportamento Seguro” os itens do correto uso do extintor de incêndio e de uma alimentação saudável.

 

Em diversas obras as dinâmicas contaram com distribuição de brindes aos vencedores.

Segundo avalia Humberto Paredes, Coordenador do QSMS da SEEL, “o resultado, ou o impacto positivo de um evento como a SIPATMA na empresa sempre deve ser observado em um longo prazo, mas diante do momento de pandemia que vivemos do Novo Coronavírus realizar esta parada para reflexão e crescimento foi uma atividade de grande desafio e conquista” resumiu.

Paredes fez questão de destacar que, além da Equipe de QSMS da Sede de Duque de Caxias, os atuais 25 Técnicos de Segurança do Trabalho que estão no quadro da SEEL tiveram participação decisiva para o sucesso da SIPATMA SEEL 2020 no sentido de disseminar essa mensagem da proatividade em percepção de risco nas obras ativas da empresa.

 

Vale a pena lembrar que a organização da SIPATMA este, como de praxe, a cargo da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) com o apoio dos Técnicos de Segurança do Trabalho. Este ano a CIPA foi formada por Laiane Costa, Nazaré Veiga, Nickson Castro, Rosana Rabelo, Ramon de Lima e Lucio Teixeira. Por meio de reuniões semanais, eles desenharam as ações necessárias e criaram toda a estrutura do evento, que consiste em uma exigência do Ministério Público. Alguns treinamentos foram básicos para toda a SIPATMA, como por exemplo, o das DSTs (Doenças e Infecções Sexualmente Transmissíveis).