SOLO GRAMPEADO EM GRANDES PROPORÇÕES – Depósitos de Minério de Ferro do Terminal Ilha Guaíba (TIG) em Mangaratiba (RJ)

 

Uma equipe da SEEL com 85 colaboradores cumpre, após detalhada revisão do projeto (quando a própria SEEL reviu número de grampos, metragem e número de subáreas), a instalação de 13.200 m² de tela de alta resistência, 4.300 m² de bio e geomantas, além de 2.700 grampos nas encostas que margeiam os depósitos de minério de ferro do Terminal Ilha Guaíba (TIG), em Mangaratiba (RJ). São números que traduzem a gigantesca dimensão de mais uma bem sucedida obra realizada pela SEEL Engenharia.

Dividida em seis subáreas, dentro de um site com 18.000 m², a Obra 806 da SEEL já contava com cerca de 56% concluída até o final deste mês de outubro (Sb02, Sb03, Sb08 e Mirante), restando apenas as subáreas 01 e 04, previstas para finalização até o final de novembro (2020).

Em todas as subáreas foi utilizada a solução de solo grampeado para a contenção das encostas, prevenindo deslizamentos que poderiam ser iminentes e garantindo a preservação das vias de acesso e dependências do depósito de minério de ferro do TIG, razões pelas quais esta obra teve caráter emergencial.

De acordo com Caique Furtado e Antônio Noronha, respectivamente, Engenheiro Residente e Engenheiro Coordenador da Obra 806, o grande desafio desta obra tem sido a logística de deslocamento de equipe e material de trabalho por balsa; tudo teve que ser planejado com precisão para que o escopo do projeto fosse cumprido. O acesso de pessoas durava 20 minutos; enquanto o de material, de uma hora e 40 minutos a cerca de duas horas.

O know how da SEEL em serviços especiais também teve que lidar com uma pandemia. Durante os 14 meses de duração do contrato da obra, desde setembro de 2019, houve interrupção das atividades entre o final de março até início de junho deste ano de 2020 por conta dos cuidados relativos à Covid-19. Após a retomada, para cumprir o prazo, a equipe de obras realizou um programa de horas extras; que conciliasse a atividade dos colaboradores da obra com a da rotina dos profissionais que atuam diariamente no Terminal Ilha Guaíba.

Por Alexandre Peconick (texto)