SUCESSO DE OBRA DA SEEL NO TERMINAL ILHA REDONDA (TRANSPETRO), RIO DE JANEIRO, CRIA REFERÊNCIAS DE MERCADO

Texto: Alexandre Peconick

Fotos: Imagem via drone, Ricardo Ismail Müller e Ana Paula Menezes

 

Uma experiência que valeu como referência para o mercado. Assim foram os 10 meses de intensa atividade (maio de 2021 a fevereiro deste ano de 2022) da equipe de 62 profissionais da SEEL (47 colaboradores e 15 terceirizados, tais como mergulhadores) que trabalharam arduamente na missão embarcada no Terminal Ilha Redonda (da Transpetro) para a construção de dois dolphins de amarração (base de blocos para navios ancorados), dois blocos de interligação e seis passarelas de concreto pré-moldadas (pela empresa PREMAG).

 

Com projeto executivo desenvolvido em parceria entra a Sala Técnica da SEEL e o projetista Augusto Cesar Freire da Beton Stahl, a SEEL Engenharia executou a obra recrutando alguns profissionais que já dispunham de expertise em obra marítima, tais como o engenheiro civil Ricardo Ismail Müller, que foi o coordenador desta Obra 838 e José da Silva Nascimento Filho, o “Zequinha”, Supervisor de Obra.

 

Mais do que a abertura de novo nicho de mercado para a SEEL, o de Obras Off Shore, a obra no Terminal da Ilha Redonda, Rio de Janeiro-RJ, institui um novo marco para a empresa e estabelece um registro da qualidade na área do Planejamento com o foco na redução do custo de obra mesmo dentro de uma complexa logística.

Clique no link ao lado para assistir a um vídeo que resume o projeto executivo da Obra 838 –

https://drive.google.com/file/d/1MzOxjszptPCzKTEYQRMoVA6lLP3u-woq/view?usp=sharing

 

Agilizando a atracagem dos navios da Transpetro

Trabalhando de sol a sol e lidando com os inúmeros desafios em dias de muita chuva e ventania, a SEEL executou a cravação de 22 estacas pré-moldadas de 600 mm de diâmetro a profundidades entre 24m e 34 m, próximas ao pier; em seguida 16 tirantes a 10 m em rocha, por dentro das estacas. Em paralelo, fabricou em terra, as cascas dos blocos e dos dolphins em concreto armado. Seguindo o cronograma, operou o lançamento das seis passarelas pré-moldadas, tendo a maior 24 m de comprimento. A Obra 838, em área de 5850 m², provou sua eficácia e grande importância ao observarmos que de fato otimizou e agilizou a atracagem dos navios da Transpetro.

 

“O processo de cravação foi absolutamente detalhado, envolveu risco, tempo e precisão. O terreno no subleito, composto de lama muito fluida, dificultou a ancoragem. Atuamos em meio à correnteza, onde foi exigida precisão absurda; não bastasse, termos que atuar em meio às paralisações causadas pela atracação de embarcações, com o terminal em operação”, descreve Ricardo Ismail Müller, Engenheiro Coordenador da Obra 838 da SEEL.

 

Alguns justes foram imprescindíveis para otimizar o trabalho de perfuração. “Tivemos que aumentar o comprimento da estaca, de 30 m para 34 m e instalar uma ponteira metálica, dada as características do solo a ser penetrado”, informa Augusto Freire, projetista que fez acompanhamento técnico do passo a passo da obra, por sua vasta expertise offshore.

 

Elogios do cliente à SEEL

 

Conforme acrescente a engenheira residente da SEEL, Ana Paula Menezes, em uma das reuniões com o cliente, o Gerente de Contrato da Transpetro, Gleydson Brommonschenkel Demonier, fez muitos elogios à performance da equipe de obra da SEEL Engenharia.

A SEEL foi muito precisa quando houve a necessidade das readequações ao projeto de obra, transferindo o prazo de finalização de obra de novembro de 2021 para fevereiro de 2022.  Ainda segundo Ricardo Müller, o cliente ficou tão impressionado com a performance alcançada no computo geral das atividades que utiliza essa obra como referência para os outros contratos da Transpetro que estão sendo executados com as demais empresas prestadoras de serviços.

Trabalho de perfuração

Após a cravação das 22 estacas pré-moldadas, perfuração para execução de tirantes e execução dos dolfins de amarração; a cereja do bolo foi o lançamento das seis passarelas de concreto armado no Terminal Aquaviário da Ilha Redonda, na Baía de Guanabara (RJ). A atracação de navios no Terminal e sua operação, realizados no mês de janeiro de 2022, serviram como testes para a eficácia da estrutura projetada e construída.

Alguns personagens desse protagonismo SEEL, deixam aqui depoimento sobre momentos marcantes da obra…

 

Ana Paula Menezes – Engenheira Residente – nesta que foi sua primeira obra como engenheira – “Em procedimento de três dias, a primeira estaca cravada nos exigiu grande planejamento por ser momento crítico. Estávamos em curva de aprendizado no início da obra. Com muita precisão e evoluindo ao longo dessa atividade, chegamos a cravar três estacas em um dia. A cravação da última estaca foi um marco alcançado. O lançamento das passarelas também foi fator de emoção; sensação de vislumbrar a obra sendo concluída.”

 

Glaucilene Souza – Técnica de Meio Ambiente – primeira obra dela pela SEEL – “Os pontos críticos da gestão ambiental foram: os controles, acompanhamento e gerenciamento dos caminhões de concreto e resíduos gerados na operação de concretagem dos dolfins e blocos, e o atendimento às condicionantes da Licença Ambiental. As diretrizes ambientais requerem planejamento e conscientização diária com todos os envolvidos na obra; atuar no mar não nos permite erros.”

 

José da Silva Nascimento Filho, “Zequinha” – Supervisor de Obra – definido como “líder nato e profissional fora da curva, com decisões que priorizam a segurança, reduzindo custos”: “Agradeço a Deus pela oportunidade de estar na SEEL; tivemos uma obra impecável, sem acidentes e divido o mérito com todos da equipe; não é fácil cravar estacas pré-moldadas de 34 metros e trabalhar com a maré puxando”.

 

Thais Lima, Técnica de Segurança no Trabalho – primeira obra dela nesta função – “Tanto a etapa de cravação das 22 estacas, que envolveu risco com utilização de martelo hidráulico, quanto à de perfuração dos tirantes, com o apoio dos guindastes, foram executadas sob as máximas condições de segurança de todos os envolvidos. Estamos entregando a obra com zero acidente; cumprindo a missão! Fomos muito elogiados pelo cliente diversas vezes como em uma apresentação de QSMS, na qual a SEEL foi classificada como Melhor Empresa Prestadora de Serviços.”

 

As imagens desta reportagem traduzem de forma cristalina os porquês da grande satisfação da Transpetro com o resultado da alta qualidade obtido pela Obra 838da SEEL recém-entregue.  Tais resultados, inclusive, criam referências vitais às futuras obras da SEEL no mercado de obras portuárias. A data de 26 de fevereiro, entrega oficial da obra, é momento histórico nos quase 30 anos de SEEL: a avant-première no nicho de obras portuárias.

 

Trabalho de cravação das estacas, grande desafio